O Estágio Docente é uma componente curricular obrigatória dos cursos de Mestrado e de Doutorado do PEMAT. Os alunos do Programa têm realizado Estágio de Docente na modalidade de Docência Compartilhada, em que participam da condução de uma disciplina dos cursos de Licenciatura em Matemática ou em Física, lecionada por um professor desses cursos. A ideia é que mestrandos e doutorandos, na posição de Estagiários, compartilhem com o professor responsável pela disciplina todas as suas etapas, incluindo planejamento geral, preparação e condução das aulas e atividades presenciais e a distância, preparação e condução das avaliações.
Estágio Docente na modalidade de Docência Compartilhada tem dois objetivos fundamentais. Por um lado, da perspectiva da formação de mestrandos e de doutorandos, o Estágio Docente nessa modalidade pretende contribuir com a formação para atuação em docência no ensino superior. Por outro lado, da perspectiva dos cursos de Licenciatura, a realização de disciplinas em modalidade de Docência Compartilhada, com a participação de professores com experiência nos ensinos fundamental e médio, visa reconhecer e legitimar os saberes profissionais docentes produzidos a partir da prática na escola básica como uma componente da formação inicial de professores. Por isso, as disciplinas em Docência Compartilhada foram formalmente aprovadas pelo Núcleo Docente Estruturante da Licenciatura em Matemática da UFRJ, como uma componente curricular do curso.
O PEMAT integra o Complexo de Formação de Professores (CFP), que é uma política institucional diferenciada de organização da formação inicial e continuada de professores/as da Educação Básica, que se caracteriza:
Na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), esta política visa consolidar, ampliar e/ou criar mecanismos institucionais para que as unidades acadêmicas responsáveis pelas licenciaturas das diferentes áreas disciplinares, a Faculdade de Educação (FE) e o Colégio de Aplicação (CAp) trabalhem de forma integrada entre si e articulada com as demais Instituições parceiras e Redes Públicas de Educação, assumindo conjuntamente o compromisso da formação inicial e continuada de professores/as.
A articulação do CFP é norteada por três princípios fundamentais:
Horizontalidade de responsabilidades e de saberes: As Instituições parceiras são corresponsáveis pela elaboração e gestão dos planos de trabalho do CFP, considerando as particularidades de cada contexto institucional específico, de forma a estabelecer um locus de formação no qual os diferentes saberes produzidos e mobilizados nos diversos espaços institucionais e profissionais sejam reconhecidos e legitimados.
Pluralidade de ações, de sujeitos e de espaços: O CFP incluirá atividades de ensino, pesquisa e extensão, desenvolvidas com a participação de docentes, estudantes e gestores das redes de Escolas e das Instituições parceiras, realizadas tanto nos espaços dessas Instituições e Escolas como em outros espaços de formação, tais como museus, centros culturais e espaços públicos.
Integração de ações de formação: Visando potencializar os processos de produção e de mobilização de saberes, deverá ser promovida a integração entre diferentes ações desenvolvidas de forma que cada uma possa contribuir com conhecimentos, saberes e práticas situados em diversos contextos.
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