Coordenador: Marcia Maria Fusaro Pinto

O objeto da pesquisa são as práticas, tecnologias e artefatos que circulam na sala de aula de matemática, bem como o desenvolvimento afetivo/conceitual dos alunos em permanente transformação, com especial interesse em abordagens socioculturais da psicologia da educação matemática. Referenciais teóricos e metodologias diversos são revisitados, permitindo incorporar novas perspectivas e refletir sobre em que medida tais olhares diferentes contribuem para melhor compreender como nós aprendemos e o que nós aprendemos. Buscamos articular a investigação à discussão sobre o conhecimento que é produzido/reproduzido em diferentes atividades ou práticas em sala de aula, para descrever e analisar o(s) objeto(s) e instrumentos que construímos em nossas aulas de matemática no ensino superior. Em particular, interessa-nos investigar as iniciativas dos departamentos de matemática no país em resposta `as políticas de democratização do ensino superior, tais como o modelo de educação a distância implementado nas universidades brasileiras e os desafios emergentes para a sala de aula de matemática que durante a expansão do sistema universitário.

Coordenador: Victor Augusto Giraldo

A partir de perspectivas teóricas decoloniais, esta linha visa investigar relações de colonialidade do poder, do saber e do ser econtextos educacionais com a componente curricular matemática. Busca-se, ainda, construir propostas pedagógicas em matemática(s) que não apenas incorporem referências culturais e materiais de saberes não hegemônicos, mas, sobretudo, que tenham bases metodológicas e epistemológicas situadas nesses saberes – isto é, pedagogias decoloniais com matemáticas decoloniais. Essas pedagogias decoloniais exigem a desconstrução de paradigmas naturalizados, de modelos apresentados na colonialidade como opções inevitáveis. Busca-se, portanto, uma educação matemática problematizada, isto é, que privilegie processos históricos e subjetivos de produção de sentidos e de afetos, em contraposição à apresentação de fatos e de procedimentos atrelados a culturas hegemônicas. Este projeto é desenvolvido pelo Laboratório de Práticas Matemáticas do Ensino (LaPraME), grupo de pesquisa vinculado ao Programa de Pós-graduação em Ensino de Matemática da UFRJ, e devidamente registrado no CNPq (http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/169996).

Coordenador: Wellerson Quintaneiro
Docente participante: Victor Giraldo

Este projeto foi desenhado inicialmente para investigar experiências realizadas no contexto de uma proposta implementada no curso de Licenciatura em Matemática da UFRJ, na qual disciplinas de conteúdo matemático são lecionadas de forma compartilhada por um professor da universidade e um professor da escola básica. A proposta tem como objetivo institucional reconhecer e legitimar os saberes de conteúdo matemático produzidos na prática profissional docente na escola básica, e incorporá-los como um componente curricular formal da formação inicial de professores de matemática. Mais especificamente, a proposta encerra três aspectos fundamentais: o reconhecimento dos saberes emergentes da prática e sua incorporação na formação inicial de professores; o reconhecimento da autoridade do professor que ensina na escola básica com respeito a esses saberes, que são próprios de sua atividade profissional; e a docência compartilhada, que subentende o entendimento de que essa incorporação só pode se consolidar por meio da construção coletiva de uma cultura de formação profissional, estabelecida na integração entre escola e universidade. Levando esses aspectos em consideração, a proposta preconiza que os dois professores compartilhem todas as etapas da disciplina, incluindo planejamento, condução das aulas presenciais e das atividades a distância, preparação e correção das avaliações. Objetiva-se investigar experiências realizadas no contexto dessa proposta, mediante três dimensões: (1) expectativas dos licenciandos participantes com respeito às aulas lecionadas pelos dois professores, especialmente quanto ao papel desempenhado pelo professor da escola básica; (2) dinâmica das interações entre os atores envolvidos (professor da escola básica, professor da universidade, alunos de licenciatura); (3) saberes profissionais docentes mobilizados nas experiências. A docência compartilhada conduziu ainda a reflexões de caráter mais geral sobre o trabalho colaborativo da perspectiva da cultura professional docente, e sobre as transformações na dinâmica de sala aula produzidas pela relativização do papel de um único professor, como único detentor do conhecimento. Essas reflexões levaram a realização de outras experiências (tanto na educação básica como na educação superior) de docência compartilhada (envolvendo, em alguns casos, professores de disciplinas diferentes dando aula juntos) ou de outras dinâmicas de interação entre professores e alunos, que também se constituíram como contextos para a realização de pesquisas no âmbito deste projeto.

Este projeto é desenvolvido pelo Laboratório de Práticas Matemáticas para o Ensino - LaPraME, grupo de pesquisa vinculado ao PEMAT-UFRJ e registrado no CNPq (Confira AQUI).

Coordenadora: Lilian Nasser

Este projeto tem como objetivo estudar, investigar e problematizar os processos avaliativos escolares, suas conexões com o ensino e a aprendizagem de Matemática, no ambiente da sala de aula e no caso das avaliações em larga escala. Incluem-se nesse escopo pesquisas que envolvem Políticas Públicas de Avaliação, Avaliação e Tecnologia, Avaliação em Matemática em larga escala e no cotidiano da sala de aula e o impacto da Argumentação e Provas no Ensino de Matemática

Coordenador: Antônio Carlos Fontes dos Santos
Docente participante: Victor Giraldo

O acesso restrito nas carreiras da (assim chamada) área de exatas (física, química, engenharias, matemática, etc.) é um assunto problemático, principalmente numa economia cada vez mais globalizada, uma vez que determinados grupos sociais, notadamente jovens negras e negros, permanecem como um capital humano não utilizado para o preenchimento das posições disponíveis aos futuros cientistas, técnicos e engenheiros. Considerando esse cenário, o presente projeto tem como objetivo central a produção de pesquisas que contribuam para o desenvolvimento e para a implementação de práticas escolares visando: i) à promoção da equidade racial e à valorização da diversidade na escola, contribuindo assim para a melhoria do desempenho dos estudantes como um todo e da juventude negra e indígena em particular em disciplinas ligadas à área de exatas (física, astronomia, engenharias, química e matemática); ii) ao incentivo e ao fortalecimento do interesse e do acesso da juventude negra e indígena aos cursos universitários da área de exatas; iii) à incorporação de questões referentes a identidade racial e de gênero na abordagem de disciplinas da área de exatas na educação básica e na formação de professoras e de professores nessas áreas; iv) à incorporação de representações e de artefatos culturalmente e socialmente referenciados em culturas de matriz africana e indígena na abordagem de disciplinas da área de exatas na educação básica e na formação de professoras e de professores nessas áreas; v) ao incentivo a práticas interdisciplinares na abordagem de disciplinas da área de exatas; e vi) à aplicação da Lei 10.639 no âmbito das disciplinas da área de exatas. O projeto é sustentado teoricamente em um referencial fundamentado na construção de identidades racializadas por meio da disponibilidade de recursos ideacionais, materiais e relacionais em distintos ambientes educacionais; bem como em perspectivas decoloniais, etnomatemáticas e etnocientíficas.

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