Informações
Qualquer pessoa que já tenha concluído um curso de doutorado e deseje realizar pesquisa sob supervisão de um(a) docente do PEMAT pode se candidatar a uma vaga de estágio pós-doutorado (ou de pós-doutorado) no Programa.
Para isso, deve-se previamente entrar em contato com o(a) possível supervisor(a) para saber se há interesse na parceria de pesquisa, e solicitar uma carta de aceite. Com posse da carta de aceite, o(a) candidato(a) deve submeter para a coordenação do PEMAT (pemat@im.ufrj.br) os documentos listados abaixo. A coordenação encaminhará a documentação para abertura de processo e avaliação da Comissão Deliberativa do PEMAT, e posterior avaliação do Conselho de Pós-Graduação e Pesquisa do Instituto de Matemática. O projeto sendo aprovado em todas as instâncias, o(a) estagiário será cadastrado no Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (SIGA) da UFRJ e o estágio poderá ser iniciado.
Lista de documentos necessários para solicitar estágio pós-doutoral:
- Projeto de pesquisa (formato livre);
- Plano de atividades (cronograma);
- Carta de anuência do supervisor de Pós-doutorado (formato livre);
- Currículo do candidato (formato lattes);
- Comprovação do título de doutor;
- Identidade e CPF;
- Termo de ciência da instituição na qual o candidato possui vínculo empregatício (quando for o caso);
- Termo de compromisso assinado pelo candidato, pelo supervisor e pelo coordenador do programa.
Segundo a Resolução CEPG 04/2018, que estabelece o Programa Institucional de Pós-Doutorado da UFRJ, o tempo mínimo é de quatro meses e o tempo máximo é de cinco anos. O estágio pós-doutoral não implica em vínculo empregatício e nem há, neste momento, qualquer tipo de bolsa disponível. As solicitações para estágio acontecem em fluxo continuo, não havendo um edital específico em determinada época do ano.
Veja as normas referentes ao Programa Institucional de Pós-Doutorado da UFRJ (CEPG 04/2018, CEPG 01/2021).