Coordenador: Victor Augusto Giraldo

A partir de perspectivas teóricas decoloniais, esta linha visa investigar relações de colonialidade do poder, do saber e do ser econtextos educacionais com a componente curricular matemática. Busca-se, ainda, construir propostas pedagógicas em matemática(s) que não apenas incorporem referências culturais e materiais de saberes não hegemônicos, mas, sobretudo, que tenham bases metodológicas e epistemológicas situadas nesses saberes – isto é, pedagogias decoloniais com matemáticas decoloniais. Essas pedagogias decoloniais exigem a desconstrução de paradigmas naturalizados, de modelos apresentados na colonialidade como opções inevitáveis. Busca-se, portanto, uma educação matemática problematizada, isto é, que privilegie processos históricos e subjetivos de produção de sentidos e de afetos, em contraposição à apresentação de fatos e de procedimentos atrelados a culturas hegemônicas. Este projeto é desenvolvido pelo Laboratório de Práticas Matemáticas do Ensino (LaPraME), grupo de pesquisa vinculado ao Programa de Pós-graduação em Ensino de Matemática da UFRJ, e devidamente registrado no CNPq (http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/169996).

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