Clique AQUI e confira o calendário acadêmico vigente!

As disciplinas de 2024.1, com respectivos horários e docentes responsáveis estão abaixo.

Código Disciplina (M-Mestrado/D-Doutorado) Turma / Subtítulo Docente Horário
MAC716   Tendências em Educação Matemática (M/D)    Ulisses Dias da Silva  quinta 13h às 17h
MAC734  Metodologia da Pesquisa em Ensino e História da Matemática (M)    Rodrigo Cardoso dos Santos  terça 13h às 17h
MAC802  Reflexões sobre o Conhecimento Científico e o Ensino (M/D)    Antônio Augusto Passos Videira  quarta 13h às 17h
MAC875  Tópicos Especiais em Educação Matemática I (M/D)  Teoria da Atividade  Márcia Maria Fusaro Pinto  quinta 18h às 22h
MAC732  Formação de Professores de Matemática I (M/D)    Victor Augusto Giraldo  quinta 13h às 17h
MAE714  Modelagem Matemática (M/D)    Agnaldo da Conceição Esquincalha  quarta  13h às 17h
MAC808  Tendências em Educação Matemática II (M/D)  Aspectos Sociopolíticos em Educação Matemática   Agnaldo da Conceição Esquincalha  sexta  8h às 12h

Estudantes regularmente matriculadas/os no mestrado devem participar de quatro seminários, já no doutorado, devem participar de seis seminários, de acordo com o Regulamento Interno do PEMAT, de acordo com o período de matrícula e a linha de pesquisa.

Horários fixos dos Seminários por área:

Ensino de Física: terça, 16h
Ensino de Matemática: quarta, 17h
História da Matemática e da Física: quarta, 17h

Os horários das reuniões dos grupos de pesquisa variam e podem ser informados pelas(os) respectivas(os) líderes.

O aceite das inscrições está sujeito ao deferimento das solicitações pela Coordenação do PEMAT, levando em conta os números de vagas disponíveis em cada turma, além de critérios próprios.
Essa inscrição não configura qualquer vínculo formal como estudante regularmente matriculada/o no Programa.

Em caso de eventual matrícula como estudante regular nos cursos de Mestrado ou de Doutorado do PEMAT, por meio de aprovação em processo seletivo, o aproveitamento de disciplinas anteriormente cursadas com aprovação está sujeito à aprovação pela Coordenação do Programa, de acordo com critérios próprios.

Teremos vagas para pessoas externas em apenas duas disciplinas em 2024.1, conforme disposto no formulário de inscrição

Período para inscrição: 04 a 07 de março.

Com muita alegria informamos à comunidade acadêmica e, em particular, ao nosso corpo social, que o PEMAT-UFRJ foi avaliado com nota 5 na Avaliação Quadrieal da CAPES (2017-2020). Seguiremos trabalhando arduamente para alcançar a nota 6 na avaliação do quadriênio atual.