Com muita alegria informamos à comunidade acadêmica e, em particular, ao nosso corpo social, que o PEMAT-UFRJ foi avaliado com nota 5 na Avaliação Quadrieal da CAPES (2017-2020). Seguiremos trabalhando arduamente para alcançar a nota 6 na avaliação do quadriênio atual.

Clique AQUI e confira o calendário acadêmico vigente!

As disciplinas de 2022.2, com respectivos horários e docentes responsáveis estão abaixo.

Código Nome (M-Mestrado/D-Doutorado) Docente Horário
MAC707 História da Matemática (M/D) Thiago Hartz Maia terça e quinta
13h às 15h
MAC800 Metodologia da Pesquisa em Ensino e História da Matemática e das Ciências (D) Antônio Carlos Fontes dos Santos terça e quinta
13h às 15h
MAC804 Geometrias Euclidianas e Não-Euclidianas (M/D) Gérard Emile Grimberg quarta
13h às 17h
MAC725 MAC803 Análise I (M)
Analise Real (D)
Victor Augusto Giraldo        terça e quinta
15h às 17h
MAC805 Saberes Docentes e Formação de Professores em Matemática e em Ciências  (M/D) Victor Augusto Giraldo  sexta
 13h às 17h

Horários fixos dos Seminários por área:

Ensino de Física: terça, 16h
Ensino de Matemática: quarta, 17h
História da Matemática e da Física: quarta, 17h

Os horários das reuniões dos grupos de pesquisa variam e podem ser informados pelas(os) respectivas(os) líderes.

Programação de Seminários Conjuntos de 2022.2

Os temas serão divulgados em breve.

14/09 - Diego Gondim (UFF) - quarta 17h, em youtube.com/PEMAT-UFRJ
04/10 - María José Moreno Silva (Universidad de Santiago de Chile) - terça, 17h, presencial, Sala C119
09/11 - Denner Barros (Unirio) - quarta, 17h, presencial, Sala C119
07/12 - Maurício Rosa (UFRGS) - quarta, 17h, presencial, Sala C119

capa_15anos

O Programa de Pós-graduação em Ensino de Matemática iniciou suas atividades em 2006, com a criação do Mestrado Acadêmico em Ensino de Matemática. Posteriormente, em 2015, foi iniciada a primeira turma de Doutorado em Ensino e História da Matemática e da Física, marcando a expansão e o potencial do programa.

O evento busca comemorar os 15 anos de existência do PEMAT, por meio do resgate do contexto de criação e da consolidação do programa, assim como refletir sobre os desafios futuros e as estratégias para enfrentá-los. Juntamente a este histórico evento inauguramos o 1º Seminário Discente do PEMAT/UFRJ, que se propõe a ser um espaço de divulgação e discussão das pesquisas de mestrado e doutorado dos discentes e recém-egressos do programa.

Inscrições (inclusive para pessoas externas ao PEMAT)

07/10 a 13/12

Submissão de Vídeos para Documentário com Egresses do PEMAT

07/10 a 15/11

Submissão de Resumos (pesquisas)

Submissão Cultural - Palco Online

Divulgação do Caderno de Resumos

01/12/21

1º dia - 14/12

16h às 19h

Transmissão ao vivo em

youtube.com/PEMAT-UFRJ

2º dia - 15/12

14h às 19h

Salas no Google Meet (encaminhadas por e-mail)

3º dia - 16/12

14h às 19h

Transmissão ao vivo em

youtube.com/PEMAT-UFRJ

16:00 Mesa de abertura
Homenagens in memoriam
Abertura cultural
Exibição de Documentário com Egresses do PEMAT

17:00  Conferência: “15 anos do PEMAT: Reflexões sobre caminhos percorridos e futuros possíveis” com Victor Giraldo

Apresentações de trabalhos em andamento e recém-concluídos no PEMAT

14:00 Conferência: “Caminhos de pesquisa em história da matemática e do ensino da matemática - explorando ‘contextualizar’”, com Gert Schubring

16:00 Mesa Redonda: "A pesquisa em Ensino e História da Matemática e da Física no PEMAT", com Agnaldo Esquincalha, Gérard Grimberg e Toni Santos

Encerramento cultural

Veja a programação detalhada de 15/12 clicando AQUI.

Submissão de Trabalhos

O Evento terá três modalidades de submissão:

1. Vídeos para o Documentário com Egresses (comemorativo PEMAT 15 anos) - Exclusivo para Egresses do PEMAT

Es egresses deverão produzir um vídeo de, no máximo, 45 segundos, respondendo à pergunta: "Como o PEMAT impactou a minha vida?"

2. Palco Online

A proposta consiste em ter um espaço para que estudantes de pós-graduação ou recém-egresses e professories apresentem suas habilidades artísticas. As modalidades são música, dança, teatro e literatura.

A participação se dará por meio da gravação da apresentação em vídeo com duração máxima de cinco minutos. O vídeo será disponibilizado no canal do YouTube  pessoal da pessoa e o link da apresentação será enviado no momento da submissão.

Serão selecionadas algumas apresentações para serem exibidas durante a abertura e o encerramento do evento de aniversário de 15 anos do PEMAT. As apresentações que não forem transmitidas durante o evento serão disponibilizadas no canal do YouTube do PEMAT.

3. Resumo Expandido  (Máximo 2 páginas - sem considerar as referências) -  Exclusivo para Estudantes do PEMAT ou  recém-egresses (defesa nos últimos 12 meses).

A proposta consiste em que estudantes de pós-graduação ou recém-egresses (defesa nos últimos 12 meses) do PEMAT/UFRJ escrevam sobre o estado em que a pesquisa se encontra. O trabalho submetido deverá apresentar introdução, tema/objetivo da pesquisa em andamento ou recém-concluída, justificativa, metodologia, resultados esperados/encontrados e referências, conforme as orientações do Template.

Inscrição e Submissão

Clique aqui para se inscrever e para submeter trabalho até 15/11. Após o período de submissão de trabalhos, ainda será possível se inscrever como ouvinte até 13/12.

No ato da inscrição, deverão ser anexados o Template do Evento e a Carta do(a) Orientador(a), bem como o link do vídeo para o Palco Online, nos casos de quem pretende realizar submissão.

Comissão Organizadora

Agnaldo Esquincalha (Coordenador do PEMAT)

Ana Luiza Cardoso (Mestranda - Ensino de Matemática)

Bruna Ramos (Doutoranda - Ensino de Física)