Coordenador: Gérard Grimberg
Docentes Participantes: Thiago Hartz
Este projeto é dedicado ao estudo da história da matemática grega, tendo três objetivos. (1) Acerca da matemática antes dos elementos de Euclides, o projeto busca determinar as condições de nascimento da divisão da matemática em disciplinas. Para isso, utiliza as diversas fontes que chegaram até nós, em particular, a literatura dos séculos VII-IV (trágicos, poetas, filósofos) e alguns fragmentos de comentaristas como Papo, Proclo ou Eutócio. Essa pesquisa envolve diversos aspectos da cultura grega, tais como pensadores, artistas da cerâmica, da escultura e da pintura, e arquitetos do século VII até Euclides, tendo em vista que a matemática surge neste período que é também o período de desenvolvimento do pensamento desde Tales e Pitágoras até Aristóteles, e das diferentes technai artísticas. (2) O projeto também busca analisar a obra de Euclides, a qual abrange todas as disciplinas matemáticas (aritmética, geometria, perspectiva, ótica, música e astronomia, além dos Porismos, onde constam os primeiros teoremas que irão se tornar, posteriormente, as bases da geometria projetiva). Ainda sobre Euclides, o projeto inclui um estudo preciso da Coleção de Papo, que aponta Euclides como o matemático cujas obras são à origem de todos os desdobramentos da matemática grega. (3) Por fim, o projeto se dedica ao estudo do desenvolvimento da matemática depois de Euclides. As obras de Matemáticos gregos de Archimedes a Diofanto, passando por Ptolomeu e Papo, oferece um grande panorama de pesquisa, onde a leitura das obras matemáticas necessita uma contextualização histórica segundo o período em que foram escritos. Este interesse do projeto pela matemática grega tem particular relevância em um programa de pós-graduação em ensino de matemática, na medida em que uma boa parte do ensino básico discute conteúdos típicos da matemática grega (aritmética, geometria plana e espacial) e os seus métodos (axiomática, forma dos enunciados dos teoremas, modo demonstrativo, e analítico no sentido análise e síntese). A reflexão sobre a história dessas teorias, dos conceitos, dos métodos, se torna, portanto, essencial para o ensino.