O acesso restrito nas carreiras da (assim chamada) área de exatas (física, química, engenharias, matemática, etc.) é um assunto problemático, principalmente numa economia cada vez mais globalizada, uma vez que determinados grupos sociais, notadamente jovens negras e negros, permanecem como um capital humano não utilizado para o preenchimento das posições disponíveis aos futuros cientistas, técnicos e engenheiros. Considerando esse cenário, o presente projeto tem como objetivo central a produção de pesquisas que contribuam para o desenvolvimento e para a implementação de práticas escolares visando:
i) à promoção da equidade racial e à valorização da diversidade na escola, contribuindo assim para a melhoria do desempenho dos estudantes como um todo e da juventude negra e indígena em particular em disciplinas ligadas à área de exatas (física, astronomia, engenharias, química e matemática);
ii) ao incentivo e ao fortalecimento do interesse e do acesso da juventude negra e indígena aos cursos universitários da área de exatas;
iii) à incorporação de questões referentes a identidade racial e de gênero na abordagem de disciplinas da área de exatas na educação básica e na formação de professoras e de professores nessas áreas;
iv) à incorporação de representações e de artefatos culturalmente e socialmente referenciados em culturas de matriz africana e indígena na abordagem de disciplinas da área de exatas na educação básica e na formação de professoras e de professores nessas áreas; v) ao incentivo a práticas interdisciplinares na abordagem de disciplinas da área de exatas; e
vi) à aplicação da Lei 10.639 no âmbito das disciplinas da área de exatas. O projeto é sustentado teoricamente em um referencial fundamentado na construção de identidades racializadas por meio da disponibilidade de recursos ideacionais, materiais e relacionais em distintos ambientes educacionais; bem como em perspectivas decoloniais, etnomatemáticas e etnocientíficas
Antonio Carlos Fontes dos Santos
Juliana Severino Mendonça Coutinho
Dione Aparecido Ferreira da Silva
Rodrigo de Salles Macena da Cruz
Dione Aparecido Ferreira da Silva
Rodrigo de Salles Macena da Cruz
Rodrigo Fernandes Morais (SEEDUC)
Viviane Morcelle de Almeida (UFRRJ)
Produção bibliográfica (teses, dissertações, livros, capítulos de livros, artigos em periódicos, artigos em anais de eventos; eventos (de interesse ou organizados pelo grupo).
Rodrigo Fernandes Morais. Identidades Racializadas e a atitude de negras(os) frente à Física. 2019. Tese (Doutorado em Doutorado em Matemática) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Orientador: Antônio Carlos Fontes dos Santos.
Morais, Rodrigo Fernandes ; Santos, Antonio Carlos Fontes Dos . A importância de um currículo com elementos afrocentrados para a constituição de uma visão epistemológica menos eurocentrada. Revista Exitus, v. 9, p. 66, 2019.
Silva, D. A. F. ; Morais, R. F. ; Morcelle, V. ; Ossofo, A. A. ; Oliveira, T. G. ; Santos, A.C.F. . Identidades De Gênero E De Raça Nas Trajetórias Acadêmicas Em Ciências Exatas. Perspectivas Da Educação Matemática, V. 11, p. 582-604, 2018.
Santos, Antonio Carlos Fontes. You Don’t Look Like a Physicist. PHYSICS TEACHER v. 55, p. 524-527, 2017.
MORAIS, R. F. ; Santos, A.C.F. . Lewis Howard Latimer e sua história aprisionada. A Física na Escola (Online), v. 15, p. 29, 2017.
Thais Guimarães de Oliveira, Antonio Carlos Fontes dos Santos,A Matemática na capoeira: uma abordagem contextualizada, I Encontro Nacional de Educação Matemática e Inclusiva - Rio de Janeiro 2019
Rodrigo de Salles Macena da Cruz,Antônio Carlos Fontes dos Santos, Competência Percebida por alunos de Matemática da UFRJ, I Encontro Nacional de Educação Matemática e Inclusiva - Rio de Janeiro 2019
Juliana Severino Mendonça Coutinho, Antonio Carlos Fontes dos Santos,Trajetória escolar e profissional de uma docente negra em um Instituto de Matemática de uma Universidade Federal: experiências e superação de obstáculos. I Encontro Nacional de Educação Matemática e Inclusiva - Rio de Janeiro 2019
O objetivo principal deste grupo é estudar, investigar e problematizar os processos avaliativos escolares, suas conexões com o ensino e a aprendizagem de Matemática, tanto no ambiente da sala de aula, quanto no caso das avaliações em larga escala.
Para ver o GPAM no Diretório de Grupos do CNPq, clique AQUI.
Construção de projetos de pesquisa que busquem conexões entre o processo de escolha, elaboração, aplicação e correção dos instrumentos avaliativos e as concepções de Matemática e do ensino de Matemática de professores e estudantes. Esta linha de pesquisa inclui estudos de análise das discrepâncias que ocorrem na multicorreção de tarefas em sala de aula e investigações sobre avaliações formativas e somativas, incluindo a importância do feedback da avaliação formativa como fator de apendizagem. Além disso, são estudados mecanismos de divulgação dos resultados das avaliações, de modo a contribuir na correção de rumos no de processo ensino e aprendizagem.
Nesta linha de pesquisa propomos o debate e estudo das políticas públicas que norteiam as avaliações de larga escala, sua interpretação, divulgação e suas possíveis contribuições para a aprendizagem escolar de Matemática. Também estão no escopo desta linha os processos de elaboração de itens de múltipla escolha de boa qualidade e codificação das respostas dos itens de resposta construída em avaliações de larga escala.
Esta linha de pesquisa propõe o estudo da ressignificação da avalição como decorrência dos avanços do uso da tecnologia no processo ensino-aprendizagem de Matemática, em todos os níveis de escolaridade. Em tempos de pandemia, em que o ensino remoto foi adotado sem preparação, é preciso buscar estratégias adequadas de avaliação.
Os estudos nesta linha de pesquisa visam a investigar o impacto da adoção de atividades de argumentação e provas na formação de licenciandos, na prática de professores de Matemática, e o consequente resultado no desempenho de estudantes da Educação Básica em atividades que requerem raciocínio lógico e justificativas.
Lilian Nasser (IM/UFRJ)
Carlos Augusto Aguilar Júnior (COLUNI/UFF)
André Pereira da Costa (UFOB)
Perla Christina N. da Silva (SME-Rio)
Rafael Filipe Novôa Vaz (IFRJ - Paracambi)
Daniel de Oliveira Lima (Escola SESC de Ensino Médio)
João Carlos Caldato Correia (IFRJ - Nilópolis)
Paula Monteiro Baptista (Fórum Cultural CELART)
Adriana Lima (SEEDUC e SME-Rio)
Danúbia Baltazar da Cruz (SME - Rio)
Bruno Damien C. P. Jurgensen (Organização Einstein de Ensino)
Felipe Olavo Silva (SEEDUC e SME - Rio)
NASSER, L.; LIMA, D. O.; VAZ. R.F.N.; SILVA, F. M. Insubordinate Practices in Mathematics Evaluation. Revista internacional de pesquisa em educação matemática (RIPEM), v. 9, nº3, p. 114-128, 2019.
NASSER, L.; CORREIA, J. C. C. Investigação sobre o desenvolvimento do processo dedutivo nos cursos de Licenciatura em Matemática. Revista de Ensino de Ciências e Matemática (REnCiMa), v. 10, p. 80-96, 2019.
VAZ. R.F.N.; NASSER, L. Em busca de uma avaliação mais 'justa'. Com a Palavra o Professor, v. 4, n.10, p. 290-310, 2019.
LIMA, D.; SILVA, D. M. V.; FREIRE, M. Análise de percepções de estudantes de licenciatura em matemática frente a respostas a uma tarefa sobre o conceito de Equação Modular. Com a palavra, o professor. v.5, n.11, p.87-103, 2020.
AGUILAR JÚNIOR, C. A. Como os professores avaliam as argumentações e provas matemáticas de alunos da escola básica? Boletim GEPEM (online), n. 74, p. 88-109, 2019.
JÜRGENSEN, B. D. C. P.; SORDI, M. R. L.As avaliações externas e a educação matemática crítica: conexões e impasses. Revista Paranaense de Educação Matemática, v. 6, n.12, p. 203-220, 2017.
JÜRGENSEN, B. D. C. P.Cenários Para Investigação como Ferramenta de Avaliação: uma discussão. Educação Matemática em Revista, v. 22, n. 56, p. 21-38, 2017.
AGUILAR JÚNIOR, C. A.; ORTIGÃO, M. I. R. Análise de risco de Reprovação com base nos dados do Saeb 2015 – Algumas evidências. In ORTIGÃO, M. I. R.;SANTOS, J. R. V. (Org.). Avaliação e Educação Matemática: pesquisas e delineamentos. 1 ed. Brasília - DF: Sociedade Brasileira de Educação Matemática, 2020, p. 210-231.
VAZ, R. F. N.; NASSER, L. Multicorreção de provas de matemática: discrepâncias entre corretores. In ORTIGÃO, M. I. R.; SANTOS, J. R. V. (Org.).Avaliação e Educação Matemática: pesquisas e delineamentos. 1 ed. Brasília - DF: Sociedade Brasileira de Educação Matemática, 2020, p. 157-172.
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AGUILAR JÚNIOR, C. A.; ORTIGAO, M. I. R.Políticas de Avaliação e reprovação escolar na rede pública de Niterói/RJ. In: VI SEMINÁRIO NACIONAL DE GESTÃO E AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO, 2020, Juiz de Fora (MG). Cadernos de resumos... Juiz De Fora: CAED - Faculdade De Educação UFJF, 2020. v. 1.p. 86-86.
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AGUILAR JÚNIOR, C. A. Avaliação das e para as aprendizagens: em busca da avaliação formativa alternativa em matemática In: XIII ENCONTRO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2019, Cuiabá-MT. Anais... Cuiabá : SBEM-MT, 2019. v.1. p. 1-22
VAZ. R.F.N.; NASSER, L.; CASTRO, W. F. Os vieses na correção de provas de matemática: uma questão de subjetividade. In: XIII ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2019, Cuiabá-MT. Anais... Cuiabá: SBEM- MT, 2019. p. 1-9.
SILVA, P. C. N.; FRANQUEIRA, A. B. R.; NASSER, L. Ensino de geometria: uma experiência além do material didático. In: XIII ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2019, Cuiabá-MT. Anais... Cuiabá: SBEM-MT, 2019. p. 1-10.
CORREIA, J. C. C.; NASSER, L.Argumentação e provas em geometria: uma investigação com licenciandos ingressantes. In: XIII ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2019, Cuiabá-MT. Anais... Cuiabá: SBEM-MT, 2019. p. 1-15.
LIMA, D. O. Avaliação em fases em uma perspectiva personalizada - In: XIII ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2019, Cuiabá-MT. Anais... Cuiabá: SBEM-MT, 2019.p. 1-16
NASSER, L.; VAZ. R.F.N. Um estudo sobre a confiabilidade da avaliação em matemática. In: XV ENCONTRO PARANAENSE DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2019, Londrina-PR. Anais...Londrina: SBEM-PR, 2019. p. 1-13.
NASSER, L.; CORREIA, J. C. C. O desenvolvimento do processo dedutivo nos cursos de licenciatura em matemática. In: VII Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, 2018, Foz do Iguaçu - PR. Anais... - GT04. Curitiba: SBEM-Paraná, 2018. p. 1-12.
VAZ. R.F.N.; NASSER, L.AVALIAÇÃO EM MATEMÁTICA: UM ESTUDO SOBRE MULTICORREÇÃO. In: VII Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, 2018, Foz do Iguaçu - PR. Anais...GT08. Foz do Iguaçu: SBEM-Paraná, 2018. p. 1-12.
VAZ. R. F. N; NASSER, L. UM ESTUDO SOBRE O EFEITO HALO NA CORREÇÃO DE PROVAS. In: VII Encontro Estadual de Educação Matemática do Estado do Rio de Janeiro, 2018, Rio de Janeiro. Anais...Rio de Janeiro: SBEM-RJ, 2018. p. 1-12.
O Grupo de Pesquisa TIME – Tecnologia, Inclusão, Matemática e Educação – realiza investigações no campo da Educação Matemática a partir de três linhas de pesquisa:
Agnaldo da Conceição Esquincalha (IM-UFRJ / PEMAT)
Claudia Coelho de Segadas Vianna (IM-UFRJ / PEMAT)
Rodrigo Cardoso dos Santos (CAp/UFRJ)
Fabio Garcia Bernardo (IBC)
Fernanda Malinosky Coelho da Rosa (UFMS / PEMAT)
Gisela Maria da Fonseca Pinto (UFRRJ / PEMAT)
Janete Bolite Frant (FE-UFRJ / PEMAT)
Silene Pereira Madalena (INES)
Adriana de Souza Lima
Caroline Lima de Souza
Joseli Alves da Silva
Rodrigo Carlos Araujo
Thamires Belo de Jesus
Wagner Rohr Garcez
Ruan Vitório Fernandes da Silva
Vanessa Barreto da Silva
Vinícius Berbat Paula
Gisela Maria da Fonseca Pinto, 2018. O Intérprete Educacional de Libras em Aulas de Matemática. Orientação: Claudia Coelho de Segadas Vianna.
Daniela Mendes Vieira da Silva, 2019. Professores de Matemática em uma Comunidade Virtual de Prática: uma análise sobre a emergência de elementos de sua identidade profissional no ciberespaço. Orientação: Agnaldo da Conceição Esquincalha, Victor Augusto Giraldo.
Ledo Vaccaro Machado, 2020. A ação de ledores diante de questões de matemática em avaliações públicas. Orientação: Claudia Coelho de Segadas Vianna.
Fabiana Chagas de Andrade, 2020. O Pré-Cálculo na Formação Inicial do Professor de Matemática: múltiplos olhares. Orientação: Agnaldo da Conceição Esquincalha, Ana Teresa de Carvalho Correa de Oliveira.
Karla Silene Oliveira Marinho Sathler, 2021. Processo de inclusão de estudantes com deficiência visual em aulas de física em uma escola regular: um estudo à luz das representações sociais. Orientação: Agnaldo da Conceição Esquincalha.
Fábio Garcia Bernardo, 2021. As Experiências e Práticas Curriculares Inclusivas no Ensino de Matemática para Alunos com Deficiência Visual em uma Escola. Orientação: Claudia Coelho de Segadas Vianna.
Gisela Maria da Fonseca Pinto, 2008. Compreensão gráfica da derivada de uma função real em curso de Cálculo semipresencial. Orientação: Claudia Coelho de Segadas Vianna.
Heitor Barbosa Lima de Oliveira, 2010. Introdução ao conceito de função para deficientes visuais com o auxílio do computador. Orientação: Claudia Coelho de Segadas Vianna.
Andréa Paura Aieta de Paula Pinto, 2015. O uso de planilhas eletrônicas no ensino de matemática: contribuições para a formação docente. Orientação: Marco Aurélio Palumbo Cabral, Claudia Coelho de Segadas Vianna.
Mauricio Alfredo Ayala de Carvalho, 2016. Um estudo do processo de argumentação por alunos cegos. Orientação: Claudia Coelho de Segadas Vianna.
Rodrigo Cardoso dos Santos, 2017. O processo de adaptação de tabelas e gráficos estatísticos em livros didáticos de matemática em Braille. Orientação: Claudia Coelho de Segadas Vianna.
Joseli Alves da Silva, 2018. As percepções e reflexões do professor que ensina matemática sobre a inclusão do aluno surdo na rede regular de ensino. Orientação: Claudia Coelho de Segadas Vianna.
Thays Rayana Santos de Carvalho, 2019. O Laboratório de Ensino de Matemática e o uso de recursos didáticos: concepções de licenciandos. Orientação: Agnaldo da Conceição Esquincalha, Ana Teresa de Carvalho Correa de Oliveira.
Vinicius da Cunha Luz, 2019. (Re)Construção do conceito de função por meio de noções essenciais exploras com tecnologias digitais. Orientação: Agnaldo da Conceição Esquincalha.
Ana Gabriela Cardoso do Nascimento, 2020. Cartografia de práticas de professores que ensinam matemática para autistas. Orientação: Agnaldo da Conceição Esquincalha, Gisela Maria da Fonseca Pinto.
Renata Gilaberte Campos dos Santos, 2021. Narrativas sobre o percurso formativo de autistas licenciandos em matemática. Orientação: Agnaldo Esquincalha e Fernanda Malinosky.
Conheça nossas produções AQUI.
YAHATA, E. A.; PINTO, G. M. F. Ensino de Matemática, Surdez, Bilinguismo e Inclusão. BOLETIM GEPEM (ONLINE), v.1, p. 51-62, 2020.
GUIMARÃES, A B.; PINTO, G. M. F. O Processo De Construção De Um Material Educacional Na Perspectiva Da Educação Matemática Inclusiva Para Um Aluno Autista. Revista baiana de educação matemática, v. 01, p. 01-25, 2020.
MACHADO, L. V.; SEGADAS, C. Imagens, Adaptações e Inclusão. Revista Paranaense de Educação Matemática, v. 8, p. 13-31, 2020.
BERNARDO, F. G.; SEGADAS, C.; BARBOSA, P. M. O Ensino e a Aprendizagem de Matemática para Alunos com Deficiência Visual: as contribuições de uma escola especializada. BOLETIM GEPEM (ONLINE), v. 72, p. 32-50, 2020.
BORGES, P. P.; SEGADAS, C. A inclusão de estudantes com deficiência visual no Ensino Superior em cursos de exatas: um relato de caso. ENSINO DA MATEMÁTICA EM DEBATE, v. 7, p. 376-402, 2020.LACERDA, G. K. S.;
CARVALHO, T. R. S.; ESQUINCALHA, A. C.; LUZ, V. C. A compreensão do Teorema Fundamental do Cálculo em uma atividade exploratória com o uso do GeoGebra. REVISTA DO INSTITUTO GEOGEBRA INTERNACIONAL DE SÃO PAULO, v. 9, p. 35-51, 2020.
ANDRADE, F. C.; ESQUINCALHA, A. C.; OLIVEIRA, A. T. C. C. Un estado del conocimiento de las investigaciones sobre pre-cálculo en Brasil. UNIÓN (SAN CRISTOBAL DE LA LAGUNA), v. 16, p. 48-63, 2020.
MORAES NETO, C. R.; CASTRO, M. R.; SOARES, R. A. M.; BOLITE FRANT, J. Educação em região de fronteira amazônica: representações sociais do trabalho docente na diversidade cultural. Educação e Cultura Contemporânea, v. 17, p. 1-324, 2020.
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NASCIMENTO, A. G. C.; LUNA, J. M. O.; ESQUINCALHA, A.; SANTOS, R. G. C. Educação Matemática para estudantes autistas: conteúdos e recursos mais explorados na literatura de pesquisa. BOLETIM GEPEM (ONLINE), v. 76, p. 63-78, 2020.
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SEGADAS, C.; BERNARDO, F. G.; MOREIRA, J. C. S.; BARBOSA, P. M.; SANTOS, R. C.; GARCEZ, W. R. Atividades de contagem com adaptações para alunos surdos e alunos com deficiência visual. 1. ed. Rio de Janeiro: IM/UFRJ, 2018. v. 1. 86p.
SEGADAS, C.; ROCHA, D. F.; OLIVEIRA, H. B. L.; BARBOSA, P. M. Atividades Matemáticas para Deficientes Visuais. 1.ed. Rio de Janeiro: IM/UFRJ, 2010. v. 1. 68p.
Capítulos de livros
SEGADAS, C.; PINTO, G. M. F. Teaching Mathematics in an Inclusive Context: A Challenge for the Educational Interpreter in Libras. In: David Kollosche; Renato Marcone; Michel Knigge; Miriam Godoy Penteado; Ole Skovsmose. (Org.). Inclusive Mathematics Education. 1ed.Cham: Springer, 2019, v. 1, p. 219-236.
SEGADAS, C.; ROCHA, D. F.; OLIVEIRA, H. B. L.; BARBOSA, P. M. O ensino da Matemática para deficientes visuais com a utilização de recursos didáticos. In: Claudia Lucia Lessa Pascoal. (Org.). Conversando com o autor - 2014. 1ed.Rio de Janeiro: Instituto Benjamin Constant, 2019, v. 1, p. 60-76.
CARVALHO, T. R. S. ; ESQUINCALHA, AGNALDO DA CONCEIÇÃO . Impactos de um curso de extensão sobre o ensino de matemática em ambientes virtuais nas práticas de professores durante e pós-pandemia. In: IX Seminário de Pesquisa em Educação Matemática do Estado do Rio de Janeiro, 2020, Rio de Janeiro. Anais do IX Seminário de Pesquisa em Educação Matemática do Estado do Rio de Janeiro, 2020.
MARQUES, P. P. M. R. ; ESQUINCALHA, AGNALDO DA CONCEIÇÃO . Desafios de se ensinar matemática remotamente: os impactos da Pandemia COVID-19 na rotina de professores. In: IX Seminário de Pesquisa em Educação Matemática do Estado do Rio de Janeiro, 2020, Rio de Janeiro. Anais do IX Seminário de Pesquisa em Educação Matemática do Estado do Rio de Janeiro, 2020.
ALMEIDA, M. V. ; ESQUINCALHA, A. C. . Introdução ao conceito de limite: uma proposta baseada em pressupostos da aprendizagem invertida. In: IX Seminário de Pesquisa em Educação Matemática do Estado do Rio de Janeiro, 2020, Rio de Janeiro. Anais do IX Seminário de Pesquisa em Educação Matemática do Estado do Rio de Janeiro, 2020.
JESUS, T. B. ; ESQUINCALHA, A. C. . Reflexões teóricas a partir de experiências vivenciadas por professores de matemática junto a estudantes surdos. In: IX Seminário de Pesquisa em Educação Matemática do Estado do Rio de Janeiro, 2020, Rio de Janeiro. Anais do IX Seminário de Pesquisa em Educação Matemática do Estado do Rio de Janeiro, 2020.
SANTOS, R. G. C. ; ESQUINCALHA, A. C. ; ROSA, F. M. C. . Uma análise de convergência das narrativas de alunos autistas sobre a escola e a licenciatura em matemática. In: IX Seminário de Pesquisa em Educação Matemática do Estado do Rio de Janeiro, 2020, Rio de Janeiro. Anais do IX Seminário de Pesquisa em Educação Matemática do Estado do Rio de Janeiro, 2020.
JESUS, T. B. ; ESQUINCALHA, A. C. . Educação de surdos no contexto da educação matemática: reflexões teóricas a partir de experiências vivenciadas por professores de matemática. In: II Encontro Nacional de Educação Matemática Inclusiva, 2020, Vitória da Conquista. Anais do II Encontro Nacional de Educação Matemática Inclusiva, 2020.
SANTOS, R. G. C. ; ESQUINCALHA, A. C. ; ROSA, F. M. C. . Narrativas de alunos autistas: percursos da Educação Básica à licenciatura em matemática. In: II Encontro Nacional de Educação Matemática Inclusiva, 2020, Vitória da Conquista. Anais do II Encontro Nacional de Educação Matemática Inclusiva, 2020.
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ESQUINCALHA, A. C.; BAIRRAL, M. A. Análise Real e sala de aula? um curso online para professores de Matemática. In: VIII Congreso Iberoamericano de Educación Matemática, 2017, Madrid. Actas del VIII CIBEM, 2017.
PINTO, G. M. F. ; ESQUINCALHA, A. C. . Ruídos na comunicação matemática para o aluno surdo incluído na sala de aula regular. In: VIII Congreso Iberoamericano de Educación Matemática, 2017, Madrid. Actas del VIII CIBEM, 2017.
IV Fórum Nacional de Educação Matemática, Tecnologias Digitais e Educação a Distância. UFRJ, 2021.
VII Fórum Nacional de Formação Inicial de Professores que Ensinam Matemática. UFRJ, 2021.
V Fórum Estadual de Formação Inicial de Professores que Ensinam Matemática. SBEM-RJ, 2021.
VIII Encontro de Educação Matemática do Estado do Rio de Janeiro. IFRJ/UFF Volta Redonda, 2021.
I Encontro Fluminense de Inclusão e Tecnologias em Educação Matemática. UNIRIO, 2016.
II Encontro Fluminense de Inclusão e Tecnologias em Educação Matemática. UFRJ, 2019.
I Encontro Nacional de Educação Matemática Inclusiva. UNESA, 2019.
II Encontro Nacional de Educação Matemática Inclusiva. UESB/UESC, 2020.
VIII Seminário de Pesquisa em Educação Matemática do Estado do Rio de Janeiro. SBEM-RJ, 2020.
VII Encontro de Educação Matemática do Estado do Rio de Janeiro. UERJ, 2018.
IV Fórum das Licenciaturas em Matemática do Estado do Rio de Janeiro. FFP-UERJ, 2017.
V Seminário da Licenciatura em Matemática. UERJ, 2017.
IX Seminário de Pesquisa em Educação Matemática do Estado do Rio de Janeiro. CAp-UFRJ/SBEM-RJ, 2016.
I Encontro Regional de Tecnologia em Educação Matemática. Fundação Cecierj, 2011.
II Encontro Regional de Tecnologia em Educação Matemática. Fundação Cecierj, 2012.
III Encontro Regional de Tecnologia em Educação Matemática. Fundação Cecierj, 2012.
VI Encontro Regional de Tecnologia em Educação Matemática. Fundação Cecierj, 2013.
V Encontro Regional de Tecnologia em Educação Matemática. Fundação Cecierj, 2014.
VI Encontro Regional de Tecnologia em Educação Matemática. Fundação Cecierj, 2015.
O objeto de pesquisa são as práticas, tecnologias e artefatos que circulam na sala de aula de matemática, bem como o desenvolvimento afetivo/conceitual dos alunos em permanente transformação, com especial interesse em abordagens ocioculturais da psicologia da educação matemática. Referenciais teóricos e metodologias diversos são revisitados, permitindo incorporar novas perspectivas e refletir sobre em que medida tais olhares diferentes contribuem para melhor compreender como nós aprendemos e o que nós aprendemos. Buscamos articular a investigação à discussão sobre o conhecimento que é produzido/reproduzido em diferentes atividades ou práticas em sala de aula, para descrever e analisar o(s) objeto(s) e instrumentos que construímos em nossas aulas de matemática no ensino superior. Em particular, interessa-nos investigar as iniciativas dos departamentos de matemática no país em resposta `as políticas de democratização do ensino superior, tais como o modelo de educação a distância implementado nas universidades brasileiras e os desafios emergentes para a sala de aula de matemática que durante a expansão do sistema universitário.
Cecília Ferreira Borges de Alcântara
Pedro dos Santos (aluno avulso)
Apresentação
O Laboratório de Práticas Matemáticas do Ensino – LaPraME se insere no campo da pesquisa em formação e práticas de professores que ensinam matemática. No nome do grupo, o termo “práticas matemáticas do ensino” refere-se à afirmação de uma epistemologia própria do ensino de a temática na escola básica, reconhecido, portanto, como uma atividade profissional com saberes e práticas específicos; enquanto o termo “laboratório” diz respeito à articulação entre a produção de pesquisas e a proposição de ações formativas com professores. As pesquisas desenvolvidas no grupo se estruturam em três eixos:
Expectativas, percursos e perspectivas formativos e profissionais docentes. Este eixo tem como foco a investigação sobre percepções e vivências de professores que ensinam matemática, com respeito às próprias formações e atuações profissionais, especialmente em dois momentos cruciais de seus percursos formativos e profissionais: o primeiro ano do curso de graduação, e os primeiros anos da atuação profissional.
Práticas docentes compartilhadas. Este eixo enfoca situações em que aulas são ministradas coletivamente por mais de professor. Assim, os professores compartilham os espaços e tempos das aulas em si, e não apenas discussões coletivas sobre planejamento e práticas, como tem sido amplamente explorado pela literatura recente em Educação Matemática. Tais situações podem tensionar aspectos usuais de identidades profissionais, especialmente relacionados a vulnerabilidade e sentido de agência; além de provocar deslocamentos na topologia usual de sala de aula, problematizando dinâmicas e negociações de saber e de autoridade.
Matemática problematizada e decolonialidade. A partir de abordagens decoloniais, este eixo visa investigar traços e efeitos de colonialidade do poder, do saber e do ser que atravessam e conformam contextos educacionais matemáticos, manifestando-se em referências sociais, epistemológicas e metodológicas. Busca-se, assim, produzir sentidos de educação e de matemática referenciados em culturas e histórias outras, desnaturalizando modelos hegemônicos e deslocando da invisibilidade sabedorias e corpos excluídos ou historicamente subalternizado, especialmente povos autóctones e afro-diaspóricos.
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Equipe
Pesquisadores líderes
Victor Augusto Giraldo (IM-UFRJ / PEMAT)
Wellerson Quintaneiro da Silva (CEFET-RJ / PEMAT)
Pesquisadores associados
André Luiz Regis de Oliveira (CAp-UFRJ)
Carolina Tamayo Osorio (FAE-UFMG)
Cleber Dias da Costa Neto (CAp-UFRJ)
Diego Matos Pinto (EM-UNIRIO)
Filipe Santos Fernandes (FAE-UFMG)
José Ivanildo Felisberto de Carvalho (CAA-UFPE)
Luciane de Souza Velasque (EM-UNIRIO)
Rodrigo Pereira da Rocha Rosistolato (FE-UFRJ)
Ulisses Dias da Silva (CAp-UFRJ)
Estudantes de Doutorado
Daniel de Jesus Silva
Erilúcia Souza da Silva
Fabio Menezes da Silva
Heitor Achilles Dutra da Rosa
Karen Coutinho Campos
Lauro Chagas e Sá
Lívia Azelman de Faria Abreu
Maria Helena Monteiro Mendes Baccar
Ronald Simões de Mattos Pinto
Vinícius do Nascimento Silva Mano
Estudantes de Mestrado
Alessandra Bigois Ramos Franqueira
Carolina Salviano Bezerra
Carolina Vieira Schiller
Diogo de Jesus Araújo
Gabriel Gonzaga Lima
Ivo da Silva Knopp
Tamires Torres da Purificação
Estudantes de Graduação (Iniciação Científica)
Felipe de Moura Ferreira Zumba
Victor Hugo Quaglia de Araújo
Washington Santos dos Reis
Trabalhos de Conclusão
Teses de Doutorado
Leticia Guimarães Rangel, 2015. Matemática Elementar e Saber Pedagógico de Conteúdo: Estabelecendo Relações em um estudo Colaborativo. Orientação: Victor Giraldo, Nelson Maculan.
Diego Matos Pinto, 2019. Experiências com Matemática(s) na Escola e na Formação Inicial de Professores: Desvelando Tensões em Relações de Colonialidade. Orientação: Victor Giraldo, Wellerson Quintaneiro.
Daniela Mendes Vieira da Silva. Professores de Matemática em uma Comunidade Virtual de Prática: Uma Análise sobre a Emergência de Elementos de sua Identidade Profissional no Ciberespaço. Orientação: Agnaldo Esquincalha, Victor Giraldo.
Cleber Dias da Costa Neto, 2019. O Currículo do Curso de Formação Inicial de Professores de Matemática da UFRJ: Narrativas Possíveis. Orientação: Victor Giraldo.
Lucas Medeiros e Melo, 2020. Expectativas, Interações e a (Re)Construção da Identidade Profissional Docente em um Contexto de Docência Compartilhada em Matemática. Orientação: Victor Giraldo, Rodrigo Rosistolato.
Bruna Moustapha-Corrêa, 2020. Rumo a uma Postura Problematizadora na Formação de Professores de Matemática: Articulando Práticas Históricas e Práticas de Sala de Aula. Orientação: Victor Giraldo, Aline Bernardes.
Dissertação de Mestrado
Cleber Dias da Costa Neto, 2013. A Comunicação Matemática em Fóruns de Discussão no Moodle: a Experiência no CAp-UFRJ. Orientação: Victor Giraldo.
Lucas Medeiros e Melo, 2014. Matemática Científica e Escolar: Saberes, Crenças e Concepções de Professores na Construção Coletiva de um Livro Didático. Orientação: Victor Giraldo, Rodrigo Rosistolato.
Carolina Moura Brasil Carneiro da Silva, 2016. Além da Zona de Conforto: Problematizando o Conhecimento Matemático para o Ensino. Orientação: Victor Giraldo.
Diego Matos Pinto, 2016. A Cultura Matemática Mobilizada por Licenciandos no Contexto de uma Disciplina de Análise Real. Orientação: Victor Giraldo, Wellerson Quintaneiro.
Fábio Menezes da Silva, 2017. Análise de uma Comunidade de Prática de Professorxs que Ensinam Matemática: Aspectos do Desenvolvimento Profissional Docente. Orientação: Wellerson Quintaneiro, Victor Giraldo.
Vinicius do Nascimento Silva Mano, 2018. Práticas Docentes Compartilhadas: Saberes Profissionais em Construção, em um Ambiente de Articulação entre Escola e Universidade. Orientação: Wellerson Quintaneiro, Victor Giraldo.
Mário Keniichi Gushima Moura, 2019. Percepções de Licenciandos em Matemática sobre os Saberes Docentes: em Direção a uma Formação Profissional. Orientação: Victor Giraldo.
Jefferson Araújo dos Santos, 2019. Identidade Profissional de Docentes que Ensinam Matemática em Cursos de Licenciatura em Matemática. Orientação: Wellerson Quintaneiro, Victor Giraldo.
Shila Antuanett Neciosup Salas, 2019. Permanência na Educação Superior Pública: Um Olhar dos Alunos dos Cursos de Licenciatura em Matemática de duas Universidades. Orientação: Luciane Velasque, Victor Giraldo.
Gabriel de Souza Basson, 2020. Reflexões sobre o Sequestro da Escola Pública, Educação Matemática e Poder. Orientação: Victor Giraldo.
Produção Científica
Artigos em periódicos
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GIRALDO, V.; FERNANDES, F.S. Caravelas à vista: Giros decoloniais e caminhos de resistência na formação de professoras e professores que ensinam matemática. Perspectivas da Educação Matemática, v. 12, p. 467-501, 2019.
MATOS, D.; QUINTANEIRO, W. Lugares de Resistência na Formação Inicial de Professores: Por Matemática(s) Decoloniais. Perspectivas da Educação Matemática, v. 12, p. 559-582, 2019.
COSTA-NETO, C.D.; GIRALDO, V. Do 3+1 à prática como componente curricular uma narrativa possível sobre o currículo da formação inicial de professores de matemática na UFRJ. Revista Paranaense de Educação Matemática, v. 8, p. 369-394, 2019.
SÁ, L.C.E.; JORDANE, A.; GIRALDO, V. Educação matemática e formação humana no e para o mundo do trabalho: experiências em cursos técnicos e na formação de professores. Educação Matemática em Revista-RS, v. 2, p. 8-14, 2019.
MENDES, D.; ESQUINCALHA, A. C.; GIRALDO, V. Estado do Conhecimento sobre Comunidades Virtuais de Prática em Dissertações e Teses Brasileiras. EAD em Foco, v. 9, 2019.
CONCEICÃO, R.D.; SÁ, L.C.; CHIABAI, I.; GIRALDO, V. Tratamento da Informação no nono ano do Ensino Fundamental: uma experiência a partir da tabela nutricional do biscoito cream cracker. REVEMAT, v. 14, p. 1-17, 2019.
SILVA, D.J.; GIRALDO, V. Uma abordagem histórica e tecnológica para o ensino da constante de Euler. Revista Paranaense de Educação Matemática, v. 8, p. 206-230, 2019.
GIRALDO, V. Formação de professores de matemática: para uma abordagem problematizada. Ciência & Cultura, v. 70, p. 37-42, 2018.
COSTA-NETO, C.D.; BARBOSA, G.S.; GIRALDO, V. Formação inicial de professores de matemática: crenças sobre ensino e empoderamento junto à população LGBTQI. Perspectivas da Educação Matemática, v. 11, p. 605-627, 2018.
MATOS, D.; GIRALDO, V.; QUINTANEIRO, W. A cultura matemática mobilizada por licenciandos no contexto de uma disciplina de análise real. Boletim GEPEM, v. 70, p. 26-42, 2017.
QUINTANEIRO, W.; GIRALDO, V.; FRANT, J.B. Reflexões metodológicas em pesquisas envolvendo tarefas para o desenvolvimento profissional docente. Perspectivas da Educação Matemática. v. 10, p. 713-729, 2017.
GIRALDO, V.; MENEZES, F.; MATOS, D.; MELO, L.; MANO, V.; QUINTANEIRO, W.; RANGEL, L.G.; DIAS, U.; COSTA-NETO, C.D.; MOUSTAPHA-CORRÊA, B.; ARAÚJO, J.; CAVALCANTE, A. Shared teaching practices: integrating experiential knowledge into pre-service mathematics teachers. Revista Internacional de Pesquisa em Educação Matemática (RIPEM), v. 7, p. 4-23, 2017.
GIRALDO, V.; MENEZES, F.; QUINTANEIRO, W.; BRASIL, C.; PINTO, D.; MOUSTAPHA-CORRÊA, B.; DIAS, U.; COSTA-NETO, C.D.; RANGEL, L.G.; MOURA, M.K. Práticas docentes compartilhadas: Reconhecendo o espaço da escola na licenciatura em matemática. Educação Matemática em Revista, v. 49A, 2016.
RANGEL, L.G.; GIRALDO, V.; MACULAN FILHO, N. Conhecimento de matemática para o ensino: um estudo colaborativo sobre números racionais. Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática, v. 8, p. 42-70, 2015.
MELO, L.M.; GIRALDO, V.; ROSISTOLATO, R. Matemática científica e escolar: Saberes, crenças e concepções de professores na construção coletiva de um livro didático. Acta Scientiae (ULBRA), v. 17, p. 390-409, 2015.
RANGEL, L.G.; GIRALDO, V.; MACULAN FILHO, N. Matemática elementar e saber pedagógico de conteúdo - estabelecendo relações. Professor de Matemática Online, v. 2, 2014.
Livros
RIPOLL, C.; RANGEL, L.G.; GIRALDO, V. Matemática para o Ensino – Volume I – Números Naturais. Rio de Janeiro: Sociedade Brasileira de Matemática, 2016.
RIPOLL, C.; RANGEL, L.G.; GIRALDO, V. Matemática para o Ensino – Volume II – Números Inteiros. Rio de Janeiro: Sociedade Brasileira de Matemática, 2016.
BIZÁ, I.; GIRALDO, V.; HOCHMUTH, R.; KHAKBAZ, A.; RASMUSSEN, C. Research on teaching and learning mathematics at the tertiary level. Springer: New York, 2016.
ROQUE, T.M.; GIRALDO, V. (orgs.). O Saber do Professor de Matemática – Ultrapassando a Dicotomia entre Didática e Conteúdo. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2014.
Capítulos de Livros
ARAÚJO, J.; QUINTANEIRO, W.; GIRALDO, V. Identidade profissional de professores que ensinam disciplinas de matemática em cursos de licenciatura em matemática. In: Paula, E.; Cyrino, M. (eds.); Identidade profissional de professores que ensinam matemática em contextos de formação. São Paulo: Pimenta Cultural, 2020, p. 15-36.
GIRALDO, V.; QUINTANEIRO, W.; MOUSTAPHA-CORRÊA, B.; MATOS, D.; MELO, L.M.; MENEZES, F.; DIAS, U.; COSTA-NETO, C.D.; RANGEL, L.G.; CAVALCANTE, A.; ANDRADE, F.; MANO, V.; CAETANO, M. Laboratório de práticas matemáticas para o ensino. In: Oliveira. A.; Ortigão, M.I.R. (eds.); Abordagens Teóricas e Metodológicas nas Pesquisas em Educação Matemática. Brasília: Sociedade Brasileira de Educação Matemática, 2018, p. 186-209.
GIRALDO, V.; MENEZES, F.; MANO, V.; QUINTANEIRO, W.; RANGEL, L.G.; MELO, L.M.; MATOS, D.; DIAS, U.; MOUSTAPHA-CORRÊA, B.; COSTA-NETO, C.D. Práticas docentes compartilhadas: integrando saberes emergentes da prática na formação inicial de professores de matemática. In: Cyrino, M. (ed.); Temáticas Emergentes de Pesquisas Sobre a Formação de Professores que Ensinam Matemática: Desafios e Perspectivas. Brasília: Sociedade Brasileira de Educação Matemática, 2018, p. 215-239.
GIRALDO, V.; ROQUE, T.M. História e tecnologia na construção de um ambiente problemático para o ensino de matemática. In: Roque, T.M.; Giraldo, V. (eds.); O Saber do Professor de Matemática – Ultrapassando a Dicotomia entre Didática e Conteúdo. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2014.
Trabalhos em anais de eventos
MOUSTAPHA-CORRÊA, B.; BERNARDES, A.C.; GIRALDO, V. Historical tasks to foster problematization. In: Proceedings of the 11th Congress of the European Society for Research in Mathematics Education, 2019, v. 1, p. 2149-2157.
GIRALDO, V. Que matemática para a formação de professores? Por uma matemática problematizada. In: Anais do XIII Encontro Nacional de Educação Matemática, Utrecht, 2019. v. 1, p. 1-12.
COSTA-NETO, C.D.; GIRALDO, V.; NARDI, E. Restoried narratives on the agency and disputes of mathematicians and mathematics educators in the education of mathematics teachers. In: Proceedings of the 11th Congress of the European Society for Research in Mathematics Education, Utrecht, 2019, v. 1, p. 2454-2461.
GIRALDO, V.; MATOS, D.; QUINTANEIRO, W. Formação de professores e cultura matemática: um estudo no contexto de uma disciplina de análise real. In: Anais do VII Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, Foz do Iguaçu, 2018, v. 1, p. 1-12.
COSTA-NETO, C.D.; GIRALDO, V. Mudanças curriculares na formação inicial de professores de matemática na UFRJ nas décadas de 1980 e 1990: uma narrativa possível. In: Anais do VII Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, Foz do Iguaçu, 2018, v. 1, p. 1-12.
MOUSTAPHA-CORRÊA, B.; GIRALDO, V.; BERNARDES, A.C. O método da falsa posição: problematizando situações. In: Anais do VII Encontro Estadual de Educação Matemática do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018, v. 1, p. 1-14.
GIRALDO, V.; RANGEL, L.G.; MENEZES, F.; QUINTANEIRO, W. (Re)construindo saberes para o ensino a partir da prática: investigação de conceito e outras ideias In: Anais do IV Seminário Nacional de Histórias e Investigações de/em Aulas de Matemática, Campinas, 2017, v. 1, p. 1-18.
MATOS, D.; GIRALDO, V.; QUINTANEIRO, W. A construção de identidade cultural no contexto de uma disciplina de análise real da licenciatura em matemática. In: Anais do VI Seminário Nacional de Histórias e Investigações de/em Aulas de Matemática, Campinas, 2017, v. 1, p. 1-16.
MELO, L.M.; GIRALDO, V.; ROSISTOLATO, R. Práticas docentes compartilhadas: uma nova perspectiva na formação de professores. In: Anais do VI Seminário Nacional de Histórias e Investigações de/em Aulas de Matemática, Campinas, 2017, v. 1, p. 1-16.
MENEZES, F.; GIRALDO, V.; QUINTANEIRO, W. Análise de um “grupo de prática” de professoras que ensinam matemática: identidade e desenvolvimento profissional. In: Anais do VI Seminário Nacional de Histórias e Investigações de/em Aulas de Matemática, Campinas, 2017, v. 1, p. 1-16.
RANGEL, L.G.; GIRALDO, V.; MACULAN FILHO, N. Concept study and teachers’ meta-knowledge: An experience with rational numbers. In: Proceedings of the 40th Conference of the International Group for the Psychology of Mathematics Education, Szeged, 2016, v. 4, p. 115-122.
GIRALDO, V.; MENEZES, F. Práticas docentes compartilhadas. In: Anais do VIII Seminário de Pesquisa em Educação Matemática do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016, v. 1, p. 1-13.
MATOS, D.; GIRALDO, V.; QUINTANEIRO, W. A cultura matemática mobilizada por licenciandos no contexto de uma disciplina de análise real. In: Anais do VIII Seminário de Pesquisa em Educação Matemática do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016, v. 1, p. 1-14.
COSTA-NETO, C.D.; GIRALDO, V. A incorporação de tecnologias digitais em cursos de formação inicial de professores de matemática em universidades brasileiras: uma proposta de análise. In: Atas da I Conferência do Espaço Matemático em Língua Portuguesa, Coimbra, 2015, v. 1.
GIRALDO, V.; MENEZES, F.; QUINTANEIRO, W.; BRASIL, C.; MATOS, D.; MOUSTAPHA-CORRÊA, B.; DIAS, U.; COSTA-NETO, C.D.; RANGEL, L.G.; MOURA, M.K. Práticas docentes compartilhadas: integrando a escola na formação inicial de professores de matemática. In: Atas da I Conferência do Espaço Matemático em Língua Portuguesa, Coimbra, 2015, v. 1.
MOUSTAPHA-CORRÊA, B.; RIBEIRO, A.; GIRALDO, V. Perfil conceitual de simetria e a formação do professor de matemática: apresentando nossa pesquisa. In: Atas da I Conferência do Espaço Matemático em Língua Portuguesa, Coimbra, 2015, v. 1.
COSTA-NETO, C.D.; GIRALDO, V.; RANGEL, L.G. A formação inicial de professores de matemática na UFRJ e a incorporação das tecnologias digitais no sentido do TPACK. In: Anais da XIV Conferência Interamericana de Educação Matemática, Tuxtla Gutiérrez, 2015, v. 1, p. 1-12.
BRASIL, C.; GIRALDO, V. Além da zona de conforto: desafiando e reconstruindo o conhecimento matemático para o ensino por meio de tarefas problematizadoras. In: Anais da XIV Conferência Interamericana de Educação Matemática, Tuxtla Gutiérrez, 2015, v. 1, p. 1-10.
MELO, L.; ROSISTOLATO, R.; GIRALDO, V. Matemática científica e escolar: saberes, crenças e concepções de professores na construção coletiva de um livro didático. In: Anais da XIV Conferência Interamericana de Educação Matemática, Tuxtla Gutiérrez, 2015, v. 1, p. 1-8.
RANGEL, L.G.; GIRALDO, V.; MACULAN FILHO, N. Matemática elementar e conhecimento de matemática para o ensino: um estudo colaborativo sobre números racionais. In: Anais da XIV Conferência Interamericana de Educação Matemática, Tuxtla Gutiérrez, 2015, v. 1, p. 1-10.
GIRALDO, V.; RANGEL, L.G.; QUINTANEIRO, W.; MATOS, D. Matemática elementar e investigação de conceito: estabelecendo relações. In: Anais do IV Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, Pirenópolis, 2015, v. 1
GIRALDO, V.; RANGEL, L.G.; RIPOLL, C.; MATTOS, F.R.P. In-service teachers education and e-textbook development: An integrated approach. In: Proceedings of the International Conference on Mathematics Textbook Research and Development, Southampton, 2014, v. 1, p. 245-250.
MELO, L.; GIRALDO, V.; RANGEL, L.G. Scientific mathematics and school mathematics knowledge, conceptions and beliefs of teachers and mathematicians during the development of an e-textbook. In: Proceedings of the International Conference on Mathematics Textbook Research and Development, Southampton, 2014, v. 1, p. 327-332.
Organização de eventos
II International Conference on Mathematics Textbook Research and Development. UFRJ, 2017.
I Conferência Internacional do Espaço Matemático em Língua Portuguesa. Universidade de Coimbra, 2015.
I Colóquio de Pós-Graduação em Educação e Ensino da UFRJ. UFRJ, 2016.
II Colóquio de Pós-Graduação em Educação e Ensino da UFRJ. UFRJ, 2018.
I Workshop dos Programas de Pós-Graduação em Ensino do Estado do Rio Janeiro. UFRJ, 2016.
II Workshop dos Programas de Pós-Graduação em Ensino do Estado do Rio de Janeiro. UERJ 2017.
III Workshop dos Programas de Pós-Graduação em Ensino do Estado do Rio de Janeiro. ISERJ, 2018.
I Seminário da Licenciatura em Matemática. UFRJ, 2013.
II Seminário da Licenciatura em Matemática. UFRJ, 2014.
III Seminário da Licenciatura em Matemática. UFRJ, 2015.
IV Seminário da Licenciatura em Matemática. UFRJ, 2016.
V Seminário da Licenciatura em Matemática. UERJ, 2017.