Como estabelece seu regulamento interno, o Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática (PEMAT) deve tratar essencialmente do aprofundamento e da integração dos saberes disciplinar e pedagógico em Matemática e em Ciências – entendidos como saberes indissociáveis. Partindo do princípio de que a reflexão sobre metodologias de ensino de Matemática e de Ciências e sobre seus processos de aprendizagem não deve ser dissociada da reflexão crítica e problematizadora sobre os diferentes saberes envolvidos, o objetivo geral do PEMAT é oferecer aos mestrandos e aos doutorandos elementos para o desenvolvimento de uma formação sólida, abrangente e profunda no que concerne as problemáticas e desafios do ensino e da história da Matemática e das Ciências, incluindo uma visão crítica de seus fundamentos conceituais, históricos, e epistemológicos e de suas tecnologias (especialmente tecnologias digitais), bem como instrumentos metodológicos que permitam aplicar esses saberes à produção pesquisa de qualidade na área. Sendo assim, são objetivos específicos do PEMAT:
(i) familiarizar mestrandos e doutorandos com as mais recentes tendências e perspectivas teóricas e metodológicas da pesquisa em ensino e história da matemática e das ciências;
(ii) capacitar mestrandos e doutorandos a participar ativamente de grupos de pesquisa e de atividades de formação continuada;
(iii) desenvolver reflexões e propor caminhos que auxiliem o enfrentamento de questões e desafios impostos pelo uso das tecnologias digitais no ensino de matemática e de ciências;
(iv) aprimorar a formação matemática de mestrandos e doutorandos, ampliando sua base em aspectos conceituais, históricos e epistemológicos, e articulando esses saberes com a pesquisa em ensino e história da matemática e das ciências;
(v) preparar profissionais para o futuro trabalho no magistério superior e na pesquisa nas áreas de ensino e história da matemática e das ciências.
O PEMAT oferece os cursos de Mestrado em Ensino de Matemática e de Doutorado em Ensino e História da Matemática e da Física, conferindo a seus egressos, respectivamente os graus de Mestre em Ensino de Matemática e de Doutor em Ensino e História da Matemática e da Física.
Considerando-se os objetivos gerais e específicos do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática, as estruturas acadêmicas dos cursos de Mestrado em Ensino de Matemática e de Doutorado em Ensino e História da Matemática e da Física são concebidas de modo a favorecer a articulação entre: Matemática e Física; História e Ensino; Conteúdo e Pedagogia. Em particular, nas disciplinas de conteúdo de Matemática e de Física, procura-se adotar uma abordagem que evidencie as ligações desses conteúdos com as problemáticas e desafios do ensino, e com a literatura de pesquisa nas áreas de ensino e de história da matemática e das ciências.