Este projeto busca refletir, a partir de análises históricas, sobre os fundamentos da matemática e da física e sobre as diversas abordagens ao ensino dessas duas áreas. O projeto tem os seguintes objetivos: (1) Refletir sobre a história da matemática em diálogo com a história da filosofia, a fim de explicitar, compreender e articular os diversos projetos teóricos existentes na matemática nos últimos quatro séculos e analisar as possíveis implicações dessas reflexões históricas para o ensino atual de matemática. (2) Estudar o desenvolvimento de teorias físicas, com particular atenção a controvérsias científicas, tendo em vista que, em meio às controvérsias, diferentes concepções de o que é ciência e de como ela deve ser feita são postas em evidência, sendo possível assim atentar a como a ciência se relaciona com aspectos culturais, filosóficos, políticos e ideológicos. (3) Compreender as diversas práticas educacionais desenvolvidas no ensino de matemática e de física nos últimos quatro séculos, historicizando tais práticas, a fim de refletir criticamente sobre as práticas educacionais vigentes atualmente. (4) Investigar sobre a história da matemática e da física no Brasil, com particular ênfase no século XX. A análise enfocará aspectos biográficos, científicos (por exemplo, o recebimento, a circulação e a aceitação de teorias) e institucionais (por exemplo, a criação e o papel de universidades, centros, sociedades e academias).
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