Apresentação
O Grupo de Pesquisa TIME – Tecnologia, Inclusão, Matemática e Educação – realiza investigações no campo da Educação Matemática a partir de três linhas de pesquisa:
- Educação Matemática Inclusiva;
- Educação Online, Tecnologias Digitais e Metodologias Ativas;
- Linguagem, Tecnologia e Corporeidade.
///
Pessoas
Pesquisadores líderes
Agnaldo da Conceição Esquincalha (IM-UFRJ / PEMAT)
Claudia Coelho de Segadas Vianna (IM-UFRJ / PEMAT)
Rodrigo Cardoso dos Santos (CAp/UFRJ)
Pesquisadores associados
Fabio Garcia Bernardo (IBC)
Fernanda Malinosky Coelho da Rosa (UFMS / PEMAT)
Gisela Maria da Fonseca Pinto (UFRRJ / PEMAT)
Janete Bolite Frant (FE-UFRJ / PEMAT)
Silene Pereira Madalena (INES)
Estudantes de Doutorado
Adriana de Souza Lima
Caroline Lima de Souza
Joseli Alves da Silva
Rodrigo Carlos Araujo
Thamires Belo de Jesus
Wagner Rohr Garcez
Estudantes de Mestrado
Ruan Vitório Fernandes da Silva
Vanessa Barreto da Silva
Vinícius Berbat Paula
///
Trabalhos de Conclusão
Teses de doutorado
Gisela Maria da Fonseca Pinto, 2018. O Intérprete Educacional de Libras em Aulas de Matemática. Orientação: Claudia Coelho de Segadas Vianna.
Daniela Mendes Vieira da Silva, 2019. Professores de Matemática em uma Comunidade Virtual de Prática: uma análise sobre a emergência de elementos de sua identidade profissional no ciberespaço. Orientação: Agnaldo da Conceição Esquincalha, Victor Augusto Giraldo.
Ledo Vaccaro Machado, 2020. A ação de ledores diante de questões de matemática em avaliações públicas. Orientação: Claudia Coelho de Segadas Vianna.
Fabiana Chagas de Andrade, 2020. O Pré-Cálculo na Formação Inicial do Professor de Matemática: múltiplos olhares. Orientação: Agnaldo da Conceição Esquincalha, Ana Teresa de Carvalho Correa de Oliveira.
Karla Silene Oliveira Marinho Sathler, 2021. Processo de inclusão de estudantes com deficiência visual em aulas de física em uma escola regular: um estudo à luz das representações sociais. Orientação: Agnaldo da Conceição Esquincalha.
Fábio Garcia Bernardo, 2021. As Experiências e Práticas Curriculares Inclusivas no Ensino de Matemática para Alunos com Deficiência Visual em uma Escola. Orientação: Claudia Coelho de Segadas Vianna.
Dissertações de Mestrado
Gisela Maria da Fonseca Pinto, 2008. Compreensão gráfica da derivada de uma função real em curso de Cálculo semipresencial. Orientação: Claudia Coelho de Segadas Vianna.
Heitor Barbosa Lima de Oliveira, 2010. Introdução ao conceito de função para deficientes visuais com o auxílio do computador. Orientação: Claudia Coelho de Segadas Vianna.
Andréa Paura Aieta de Paula Pinto, 2015. O uso de planilhas eletrônicas no ensino de matemática: contribuições para a formação docente. Orientação: Marco Aurélio Palumbo Cabral, Claudia Coelho de Segadas Vianna.
Mauricio Alfredo Ayala de Carvalho, 2016. Um estudo do processo de argumentação por alunos cegos. Orientação: Claudia Coelho de Segadas Vianna.
Rodrigo Cardoso dos Santos, 2017. O processo de adaptação de tabelas e gráficos estatísticos em livros didáticos de matemática em Braille. Orientação: Claudia Coelho de Segadas Vianna.
Joseli Alves da Silva, 2018. As percepções e reflexões do professor que ensina matemática sobre a inclusão do aluno surdo na rede regular de ensino. Orientação: Claudia Coelho de Segadas Vianna.
Thays Rayana Santos de Carvalho, 2019. O Laboratório de Ensino de Matemática e o uso de recursos didáticos: concepções de licenciandos. Orientação: Agnaldo da Conceição Esquincalha, Ana Teresa de Carvalho Correa de Oliveira.
Vinicius da Cunha Luz, 2019. (Re)Construção do conceito de função por meio de noções essenciais exploras com tecnologias digitais. Orientação: Agnaldo da Conceição Esquincalha.
Ana Gabriela Cardoso do Nascimento, 2020. Cartografia de práticas de professores que ensinam matemática para autistas. Orientação: Agnaldo da Conceição Esquincalha, Gisela Maria da Fonseca Pinto.
Renata Gilaberte Campos dos Santos, 2021. Narrativas sobre o percurso formativo de autistas licenciandos em matemática. Orientação: Agnaldo Esquincalha e Fernanda Malinosky.
///
Produção Científica
Conheça nossas produções AQUI.
Artigos em periódicos
YAHATA, E. A.; PINTO, G. M. F. Ensino de Matemática, Surdez, Bilinguismo e Inclusão. BOLETIM GEPEM (ONLINE), v.1, p. 51-62, 2020.
GUIMARÃES, A B.; PINTO, G. M. F. O Processo De Construção De Um Material Educacional Na Perspectiva Da Educação Matemática Inclusiva Para Um Aluno Autista. Revista baiana de educação matemática, v. 01, p. 01-25, 2020.
MACHADO, L. V.; SEGADAS, C. Imagens, Adaptações e Inclusão. Revista Paranaense de Educação Matemática, v. 8, p. 13-31, 2020.
BERNARDO, F. G.; SEGADAS, C.; BARBOSA, P. M. O Ensino e a Aprendizagem de Matemática para Alunos com Deficiência Visual: as contribuições de uma escola especializada. BOLETIM GEPEM (ONLINE), v. 72, p. 32-50, 2020.
BORGES, P. P.; SEGADAS, C. A inclusão de estudantes com deficiência visual no Ensino Superior em cursos de exatas: um relato de caso. ENSINO DA MATEMÁTICA EM DEBATE, v. 7, p. 376-402, 2020.LACERDA, G. K. S.;
CARVALHO, T. R. S.; ESQUINCALHA, A. C.; LUZ, V. C. A compreensão do Teorema Fundamental do Cálculo em uma atividade exploratória com o uso do GeoGebra. REVISTA DO INSTITUTO GEOGEBRA INTERNACIONAL DE SÃO PAULO, v. 9, p. 35-51, 2020.
ANDRADE, F. C.; ESQUINCALHA, A. C.; OLIVEIRA, A. T. C. C. Un estado del conocimiento de las investigaciones sobre pre-cálculo en Brasil. UNIÓN (SAN CRISTOBAL DE LA LAGUNA), v. 16, p. 48-63, 2020.
MORAES NETO, C. R.; CASTRO, M. R.; SOARES, R. A. M.; BOLITE FRANT, J. Educação em região de fronteira amazônica: representações sociais do trabalho docente na diversidade cultural. Educação e Cultura Contemporânea, v. 17, p. 1-324, 2020.
ANDRADE, F. C.; OLIVEIRA, A. T. C. C.; ESQUINCALHA, A. C. O que dizem os Professores das Licenciaturas em Matemática sobre suas Práticas e Percepções em Pré-Cálculo?. Educação Matemática Pesquisa, v. 22, p. 573-603, 2020.
NASCIMENTO, A. G. C.; LUNA, J. M. O.; ESQUINCALHA, A.; SANTOS, R. G. C. Educação Matemática para estudantes autistas: conteúdos e recursos mais explorados na literatura de pesquisa. BOLETIM GEPEM (ONLINE), v. 76, p. 63-78, 2020.
ALMEIDA, M. V.; ESQUINCALHA, A. C.; ABAR, C. A. A. P. DESIGN DE ATIVIDADES PARA INTRODUÇÃO AO CONCEITO DE LIMITE NO MODELO DE SALA DE AULA INVERTIDA. Revista Paranaense de Educação Matemática, v. 9, p. 285-307, 2020.
ANDRADE, F. C.; ESQUINCALHA, A. C.; OLIVEIRA, A. T. C. C. PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES ACERCA DE PRÉ-CÁLCULO NA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA. Revista Paranaense de Educação Matemática, v. 9, p. 172-197, 2020.
ANDRADE, F. C.; OLIVEIRA, A. T. C. C.; ESQUINCALHA, A. C. Um Estado da Arte das pesquisas brasileiras sobre Pré-Cálculo. BOLETIM ONLINE DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, v. 8, p. 91-111, 2020.
SANTOS, R. C.; SEGADAS, C. Observação da revisão de gráficos e tabelas de estatística adaptados em livros didáticos de Matemática em braille produzidos pelo Instituto Benjamin Constant. BENJAMIN CONSTANT (ONLINE), v. 1, p. 29-54, 2017.
PAURA, A.; CABRAL, M. A. P.; SEGADAS, C. Reflexões sobre o uso de planilhas eletrônicas no ensino de matemática. Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamearicana, v. 7, p. 1-20, 2016.
SEGADAS, C.; BERNARDO, F. G.; PEREIRA, F. C.; MOREIRA, J. C. S.; SANTOS, R. C.; GARCEZ, W. R. A Influência dos Enunciados e dos Materiais no Ensino da Análise Combinatória para Alunos Surdos e para Alunos com Deficiência Visual. Revista Paranaense de Educação Matemática, v. 5, p. 12-32, 2016.
CARVALHO, M. A. A.; SEGADAS, C. Argumentação e prova em matemática: análise de um estudo realizado com alunos cegos. BENJAMIN CONSTANT (ONLINE), v. 1, p. 59-79, 2016.
SILVA, D. M. V.; ESQUINCALHA, A. C.; GIRALDO, V. A. Estado do Conhecimento sobre Comunidades Virtuais de Prática em Dissertações e Teses Brasileiras. EAD EM FOCO, v. 9, p. 1-20, 2019.
ANDRADE, F. C.; ESQUINCALHA, A. C.; OLIVEIRA, A. T. C. C. O Pré-Cálculo nas Licenciaturas em Matemática das instituições públicas do Rio de Janeiro: o prescrito. VIDYA (SANTA MARIA. ONLINE), v. 39, p. 131-151, 2019.
PINTO, G. M. F.; ESQUINCALHA, A. C. Narrativas sobre a formação inicial de um professor de matemática surdo. EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EM REVISTA (SÃO PAULO), v. 24, p. 64-80, 2019.
ESQUINCALHA, A. C.; BAIRRAL, M. A. Refletindo sobre Análise Real com professores da educação básica em um curso a distância. REVISTA DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIAS E MATEMÁTICA, v. 9, p. 213-222, 2019.
SILVA, J. A. ; SEGADAS, C. . ALUNO SURDO INCLUÍDO NA SALA DE AULA REGULAR: QUE PERCEPÇÕES E REFLEXÕES APONTAM OS PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA?. Educação Matemática em Revista, v. 65, p. 81-96, 2019.
NOGUEIRA, C. M. I.; ROSA, F. M. C.; ESQUINCALHA, A. C.; BORGES, F. A; VIANNA, C. C. S. Um panorama das pesquisas brasileiras em Educação Matemática Inclusiva: a constituição e atuação do GT13. EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EM REVISTA (SÃO PAULO), v. 24, p. 4-15, 2019.
AZEVEDO, T. G.; ESQUINCALHA, A. C.; LOZANO, A. R. G. GeoGebra Book, Smartphones e Ladrilhamentos no Plano. REVISTA DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIAS E MATEMÁTICA, v. 8, p. 185-194, 2018.
ESQUINCALHA, A. C.; PINTO, G. M. F. Mapeamento das Dissertações sobre Diversidade, Diferença e Inclusão Produzidas no Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional. PERSPECTIVAS DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, v. 11, p. 667-684, 2018.
ESQUINCALHA, A. C. Exemplos de recursos tecnológicos para o ensino de matemática a alunos com necessidades educacionais especiais. REVISTA EDUCAÇÃO PÚBLICA (RIO DE JANEIRO), v. 17, p. 1, 2017.
TELLES, W. R.; ESQUINCALHA, A. C. O tutor a distância e sua formação para o trabalho em ambientes virtuais de aprendizagem. REVISTA BRASILEIRA DE APRENDIZAGEM ABERTA E A DISTÂNCIA, v. 16, p. 11-21, 2017.
ABAR, C. A. A. P.; ESQUINCALHA, A. C. O uso de tecnologias na formação matemática de professores dos anos iniciais. REVISTA DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIAS E MATEMÁTICA, v. 7, p. 16-28, 2017.
SANTOS, R. C.; SEGADAS, C. Observação da revisão de gráficos e tabelas de estatística adaptados em livros didáticos de Matemática em braille produzidos pelo Instituto Benjamin Constant. BENJAMIN CONSTANT (ONLINE), v. 1, p. 29-54, 2017.
PINTO, G. M. F.; SILVA, J. A. As ações do professor de Matemática e do intérprete educacional de Libras junto ao aluno surdo. REVISTA EDUCAÇÃO PÚBLICA (RIO DE JANEIRO), v. 17, p. 1, 2017.
PAURA, A.; CABRAL, M. A. P.; SEGADAS, C. Reflexões sobre o uso de planilhas eletrônicas no ensino de matemática. Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamearicana, v. 7, p. 1-20, 2016.
SEGADAS, C.; BERNARDO, F. G.; PEREIRA, F. C.; MOREIRA, J. C. S.; SANTOS, R. C.; GARCEZ, W. R. A Influência dos Enunciados e dos Materiais no Ensino da Análise Combinatória para Alunos Surdos e para Alunos com Deficiência Visual. Revista Paranaense de Educação Matemática, v. 5, p. 12-32, 2016.
CARVALHO, M. A. A.; SEGADAS, C. Argumentação e prova em matemática: análise de um estudo realizado com alunos cegos. BENJAMIN CONSTANT (ONLINE), v. 1, p. 59-79, 2016.
ESQUINCALHA, A. C.; ABAR, C. A. A. P. Componentes Afetivo-atitudinais na Prática de Tutores em um Curso a Distância para Professores de Matemática. EAD em Foco, v. 6, p. 54-68, 2016.
ESQUINCALHA, A. C.; ABAR, C. A. A. P. Knowledge revealed by tutors in discussion forums with maths teachers. Teaching Mathematics and its Applications, p. hrw002, 2016.
BAIRRAL, M. A.; ESQUINCALHA, A. C.; PINTO, G. M. F.; XAVIER, G. P. O. Realizando grupos focais como estratégia de reflexão no desenvolvimento profissional de professores de Matemática na EJA. Boletim GEPEM (Online), p. 36-51, 2016.
PINTO, G. M. F.; ESQUINCALHA, A. C. Concepções de licenciandos em Matemática sobre demonstração em Geometria. Unión (San Cristobal de La Laguna), v. 2016, p. 90-106, 2016.
ARROIO, R.; PEREIRA, A. L. M.; PINTO, G. M. F.; ESQUINCALHA, A. C. Ensino de Matemática para o aluno surdo: revendo concepções e construindo paradigmas. Revista Paranaense de Educação Matemática, v. 5, p. 248-269, 2016.
ESQUINCALHA, A. C.; PINTO, G. M. F. FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO FINANCEIRA DE JOVENS E ADULTOS. Boletim GEPEM (Online), p. 66-78, 2015.
ESQUINCALHA, A. C.; PINTO, G. M. F.; BAIRRAL, M. A.; XAVIER, G. P. O. Desenvolvimento e avaliação de material didático de matemática: uma análise focada na reflexão dos professores. Revista de Educação, Ciências e Matemática, v. 5, p. 125-136, 2015.
BAIRRAL, M. A.; XAVIER, G. P. O.; ESQUINCALHA, A. C.; PINTO, G. M. F. Uma análise de interações em um fórum de discussão com professores de matemática da EJA. ScientiaTec: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia do IFRS-Câmpus Porto Alegre, v. 2, p. 133-144, 2015.
PINTO, G. M. F.; ESQUINCALHA, A. C. Appropriation of technological resources through geogebra as a support in the construction of mathematical knowledge and basic education. Journal of the Brazilian Conference of Geogebra, v. 1, p. 13-21, 2013.
ESQUINCALHA, A. C. Uma reflexão inicial sobre a mediação pedagógica em um curso online para professores de Matemática. Revista Educação Pública (Rio de Janeiro), v. 23, p. 1-10, 2012.
ESQUINCALHA, A. C. Inclusão de novas tecnologias educacionais na escola pública como agentes potencializadores do aprendizado de Matemática. Cadernos de Educação (Duque de Caxias), v. 9, p. 165-185, 2012.
Livros
SEGADAS, C.; BERNARDO, F. G.; MOREIRA, J. C. S.; BARBOSA, P. M.; SANTOS, R. C.; GARCEZ, W. R. Atividades de contagem com adaptações para alunos surdos e alunos com deficiência visual. 1. ed. Rio de Janeiro: IM/UFRJ, 2018. v. 1. 86p.
SEGADAS, C.; ROCHA, D. F.; OLIVEIRA, H. B. L.; BARBOSA, P. M. Atividades Matemáticas para Deficientes Visuais. 1.ed. Rio de Janeiro: IM/UFRJ, 2010. v. 1. 68p.
Capítulos de livros
SEGADAS, C.; PINTO, G. M. F. Teaching Mathematics in an Inclusive Context: A Challenge for the Educational Interpreter in Libras. In: David Kollosche; Renato Marcone; Michel Knigge; Miriam Godoy Penteado; Ole Skovsmose. (Org.). Inclusive Mathematics Education. 1ed.Cham: Springer, 2019, v. 1, p. 219-236.
SEGADAS, C.; ROCHA, D. F.; OLIVEIRA, H. B. L.; BARBOSA, P. M. O ensino da Matemática para deficientes visuais com a utilização de recursos didáticos. In: Claudia Lucia Lessa Pascoal. (Org.). Conversando com o autor - 2014. 1ed.Rio de Janeiro: Instituto Benjamin Constant, 2019, v. 1, p. 60-76.
Trabalhos em anais de eventos
CARVALHO, T. R. S. ; ESQUINCALHA, AGNALDO DA CONCEIÇÃO . Impactos de um curso de extensão sobre o ensino de matemática em ambientes virtuais nas práticas de professores durante e pós-pandemia. In: IX Seminário de Pesquisa em Educação Matemática do Estado do Rio de Janeiro, 2020, Rio de Janeiro. Anais do IX Seminário de Pesquisa em Educação Matemática do Estado do Rio de Janeiro, 2020.
MARQUES, P. P. M. R. ; ESQUINCALHA, AGNALDO DA CONCEIÇÃO . Desafios de se ensinar matemática remotamente: os impactos da Pandemia COVID-19 na rotina de professores. In: IX Seminário de Pesquisa em Educação Matemática do Estado do Rio de Janeiro, 2020, Rio de Janeiro. Anais do IX Seminário de Pesquisa em Educação Matemática do Estado do Rio de Janeiro, 2020.
ALMEIDA, M. V. ; ESQUINCALHA, A. C. . Introdução ao conceito de limite: uma proposta baseada em pressupostos da aprendizagem invertida. In: IX Seminário de Pesquisa em Educação Matemática do Estado do Rio de Janeiro, 2020, Rio de Janeiro. Anais do IX Seminário de Pesquisa em Educação Matemática do Estado do Rio de Janeiro, 2020.
JESUS, T. B. ; ESQUINCALHA, A. C. . Reflexões teóricas a partir de experiências vivenciadas por professores de matemática junto a estudantes surdos. In: IX Seminário de Pesquisa em Educação Matemática do Estado do Rio de Janeiro, 2020, Rio de Janeiro. Anais do IX Seminário de Pesquisa em Educação Matemática do Estado do Rio de Janeiro, 2020.
SANTOS, R. G. C. ; ESQUINCALHA, A. C. ; ROSA, F. M. C. . Uma análise de convergência das narrativas de alunos autistas sobre a escola e a licenciatura em matemática. In: IX Seminário de Pesquisa em Educação Matemática do Estado do Rio de Janeiro, 2020, Rio de Janeiro. Anais do IX Seminário de Pesquisa em Educação Matemática do Estado do Rio de Janeiro, 2020.
JESUS, T. B. ; ESQUINCALHA, A. C. . Educação de surdos no contexto da educação matemática: reflexões teóricas a partir de experiências vivenciadas por professores de matemática. In: II Encontro Nacional de Educação Matemática Inclusiva, 2020, Vitória da Conquista. Anais do II Encontro Nacional de Educação Matemática Inclusiva, 2020.
SANTOS, R. G. C. ; ESQUINCALHA, A. C. ; ROSA, F. M. C. . Narrativas de alunos autistas: percursos da Educação Básica à licenciatura em matemática. In: II Encontro Nacional de Educação Matemática Inclusiva, 2020, Vitória da Conquista. Anais do II Encontro Nacional de Educação Matemática Inclusiva, 2020.
LIMA, A ; Bolite Frant, J. . LITERACIA FINANCEIRA NO PISA: UMA ESTRATÉGIA NEOLIBERAL EM LARGA ESCALA. In: SPEM Seminário de Pesquisa em Educação Matemática RJ, 2020, online. Anais do IX SPEM RJ, 2020. v. 1.
SILVA, M. ; SEGADAS, C. . O uso de recursos de tecnologia assistiva para a compreensão de gráficos de funções reais na disciplina de Cálculo de uma Variável I para alunos com deficiência visual no ensino superior. In: II Encontro Nacional de Educação Matemática Inclusiva, 2020. Anais do II O uso de recursos de tecnologia assistiva para a compreensão de gráficos de funções reais na disciplina de Cálculo de uma Variável I para alunos com
deficiência visual no ensino superior, 2020. p. 1-15.
SILVA, V. B. ; SEGADAS, C. ; PINTO, G. . Inclusão de um aluno surdo na Licenciatura em Matemática: um estudo sobre as relações entre aluno surdo, professor e facilitador de aprendizagem. In: II Encontro Nacional de Educação Matemática Inclusiva, 2020. Anais do II Encontro Nacional de Educação Matemática Inclusiva, 2020. p. 1-11.
SOUZA, C. L. ; SEGADAS, C. . A formação do professor de matemática inclusivo. In: II Encontro Nacional de Educação Matemática Inclusiva, 2020. Anais do II Encontro Nacional de Educação Matemática Inclusiva. p. 1-11.
SILVA, J. A. ; SEGADAS, C. . O ser surdo no Ensino Superior: que desafios marcam sua trajetória nas disciplinas de ciências exatas. In: II Encontro Nacional de Educação Matemática Inclusiva, 2020. Anais do II Encontro Nacional de Educação Matemática Inclusiva, 2020. p. 1-11.
NASCIMENTO, E C S ; PINTO, A. M. P. ; PINTO, G. M. F. . Em Busca de uma Matemática para Todos:ações para promover a equidade e justiça social. In: XIII ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2019, CUIABÁ. Anais do XIII ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. CUIABÁ: SBEM REGIONAL MT, 2019. v. 1. p. 1-8.
SOARES, P. E. R. ; BRASIL, L. S. ; PINTO, G. M. F. . Anais do XIII ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. In: XIII ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2019, CUIABÁ. ANAIS DO XIII ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. CUIABÁ: SBEM MT, 2019. v. 1. p. 1-8.
BERNARDO, F. G. ; SEGADAS, C. . A trajetória de escolarização de um aluno com deficiência visual em uma escola pública na cidade do Rio de Janeiro,. In: I Encontro Nacional de Educação Matemática Inclusiva, 2019, Rio de Janeiro. Anais do I Encontro Nacional de Educação Matemática Inclusiva, 2019. p. 1-12.
MACHADO, L. V. ; SEGADAS, C. . O Ato de Ler e o Ledor. In: I Encontro Nacional de Educação Matemática Inclusiva, 2019, Rio de Janeiro. Anais do I Encontro Nacional de Educação Matemática Inclusiva, 2019. p. 1-12.
SANTOS, R. C. ; SEGADAS, C. ; SANTOS, A. C. F. . A adaptação de tabelas e gráficos estatísticos em obras didáticas de Matemática em braille. In: I Encontro Nacional de Educação Matemática Inclusiva, 2019, Rio de Janeiro. Anais do I Encontro Nacional de Educação Matemática Inclusiva, 2019. p. 1-13.
SEGADAS, C.; GODOI, E. O. S. ; GOMES, M. P. ; PAULA, V. B. . TRABALHANDO O CONCEITO DE ÁREA COM ALUNOS SURDOS E ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL POR MEIO DE MATERIAL ACESSÍVEL. In: XIII Encontro Nacional de Educação Matemática, 2019, Cuiabá. Anais do XIII Encontro Nacional de Educação Matemática, 2019. p. 1-10.
SILVA, J. A. ; SEGADAS, C. . ALUNO SURDO INCLUÍDO: O QUE PENSAM OS PROFESSORES SOBRE O SEU DESEMPENHO MATEMÁTICO E COMO AVALIÁ-LOS. In: XIII Encontro Nacional de Educação Matemática, 2019, Cuiabá. Anais do XIII Encontro Nacional de Educação Matemática, 2019. p. 1-9.
SILVA, M. ; SEGADAS, C. . O uso de tecnologias assistivas no ensino de matemática para alunos com deficiência visual no ensino superior,. In: I Encontro Nacional de Educação Matemática Inclusiva, 2019, Rio de Janeiro. Anais do I Encontro Nacional de Educação Matemática Inclusiva, 2019. p. 1-11.
NASCIMENTO, A. G. C. ; LUNA, J. M. O. ; ESQUINCALHA, A. C. . Relatos de professores que ensinam matemática para alunos autistas. In: XIII Encontro Nacional de Educação Matemática, 2019, Cuiabá. Anais do XIII Encontro Nacional de Educação Matemática, 2019.
ANDRADE, F. C. ; ALMEIDA, M. V. ; ESQUINCALHA, A. C. . Percepção de estudantes sobre uma abordagem para o ensino de Estatística no contexto do Ensino Híbrido. In: XIII Encontro Nacional de Educação Matemática, 2019, Cuiabá. Anais do XIII Encontro Nacional de Educação Matemática, 2019.
BARBOSA, A. M. ; ESQUINCALHA, A. C. ; ANDRE, F. Q. . Tecnologia Assistiva e Educação Matemática Inclusiva: um breve panorama de pesquisas publicadas no Brasil. In: XIII Encontro Nacional de Educação Matemática, 2019, Cuiabá. Anais do XIII Encontro Nacional de Educação Matemática, 2019.
CARVALHO, T. R. S. ; SILVA, F. C. ; ESQUINCALHA, A. C. . Educação Matemática a Distância: mapeamento das publicações em eventos nacionais da SBEM. In: XIII Encontro Nacional de Educação Matemática, 2019, Cuiabá. Anais do XIII Encontro Nacional de Educação Matemática, 2019.
SCARPELLI, R. T. ; ESQUINCALHA, A. C. . O Estágio Supervisionado e a Prática de Ensino na Licenciatura em Matemática da UNIRIO como fontes de pesquisa para uma Educação Matemática Inclusiva. In: I Encontro Nacional de Educação Matemática Inclusiva, 2019, Rio de Janeiro. Anais do I Encontro Nacional de Educação Matemática Inclusiva. Rio de Janeiro: SBEM-RJ, 2019.
SATHLER, K. S. O. M. ; ESQUINCALHA, A. C. . Representações Sociais acerca do processo de inclusão de alunos com deficiência visual construídas por professores de Física, alunos deficientes visuais e alunos videntes da escola regular. In: I Encontro Nacional de Educação Matemática Inclusiva, 2019, Rio de Janeiro. Anais do I Encontro Nacional de Educação Matemática Inclusiva. Rio de Janeiro: SBEM-RJ, 2019.
LUNA, J. M. O. ; ESQUINCALHA, A. C. . Tecnologia assistiva para o ensino do campo multiplicativo para autistas. In: I Encontro Nacional de Educação Matemática Inclusiva, 2019, Rio de Janeiro. Anais do I Encontro Nacional de Educação Matemática Inclusiva. Rio de Janeiro: SBEM-RJ, 2019.
NASCIMENTO, A. G. C. ; ESQUINCALHA, A. C. . Práticas de professores que ensinam matemática para alunos autistas: panorama dos artigos científicos brasileiros. In: I Encontro Nacional de Educação Matemática Inclusiva, 2019, Rio de Janeiro. Anais do I Encontro Nacional de Educação Matemática Inclusiva. Rio de Janeiro: SBEM-RJ, 2019.
SANTOS, R. G. C. ; ESQUINCALHA, A. C. ; ROSA, F. M. C. . Narrativas sobre o processo formativo de licenciandos em matemática autistas na modalidade a distância. In: I Encontro Nacional de Educação Matemática Inclusiva, 2019, Rio de Janeiro. Anais do I Encontro Nacional de Educação Matemática Inclusiva. Rio de Janeiro: SBEM-RJ, 2019.
NOGUEIRA, C. M. I. ; VIANNA, C. C. S. ; ESQUINCALHA, A. C. ; ROSA, F. M. C. ; BORGES, F. A. . Um evento histórico: o que foi e como aconteceu o I Encontro Nacional de Educação Matemática Inclusiva - ENEMI. In: I Encontro Nacional de Educação Matemática Inclusiva, 2019, Rio de Janeiro. Anais do I Encontro Nacional de Educação Matemática Inclusiva. Rio de Janeiro: SBEM-RJ, 2019.
ESQUINCALHA, A. C.. Discussões e práticas de formação de professores de Matemática com e para o uso de tecnologias digitais. In: III Fórum de Educação Matemática, Tecnologias Informáticas e Educação a Distância, 2018, Vitória. Anais do III Fórum de Educação Matemática, Tecnologias Informáticas e Educação a Distância. Vitória: SBEM ES, 2018. p. 1-8.
CARVALHO, T. R. S. ; ESQUINCALHA, A. C. ; OLIVEIRA, A. T. C. C. . O laboratório de ensino de matemática no curso de licenciatura: contribuições a partir de uma investigação bibliográfica. In: VII Encontro de Educação Matemática do Estado do Rio de Janeiro, 2018, Rio de Janeiro. Anais do VII Encontro de Educação Matemática do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: SBEM-RJ, 2018.
LUZ, V. C. ; ESQUINCALHA, A. C. . Noções essenciais ao conceito de função exploradas com o GeoGebra. In: VII Encontro de Educação Matemática do Estado do Rio de Janeiro, 2018, Rio de Janeiro. Anais do VII Encontro de Educação Matemática do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: SBEM-RJ, 2018.
MOREIRA, J. C. S. ; BORGES, P. P. ; SEGADAS, C. . RECURSOS E METODOLOGIAS NO ENSINO DE COMBINATÓRIA PARA ALUNOS SURDOS. In: VII Encontro Estadual de Educação Matemática, 2018, Rio de Janeiro. Anais do VII EEMAT, 2018. p. 1-12.PINTO, G. ; SEGADAS, C. . INTERPRETAÇÃO EM LIBRAS NA AULA DE MATEMÁTICA: UM DESAFIO PARA O I NTÉRPRETE E DUCACIONAL DE LIBRAS. In: VII Simpósio Internacional de Educação Matemática, 2018, Foz do Iguaçú. Anais do VII SIPEM, 2018. p. 1-13.
SEGADAS, C.; OGLIARI, E. ; RANGEL, L. G. ; NASSER, L. ; TINOCO, L. . O PROJETO FUNDÃO-MATEMÁTICA - 33 ANOS INTEGRANDO UNIVERSIDADE COM ESCOLA BÁSICA. In: UFRJ FAZ 100 ANOS: história, desenvolvimento e democracia, 2018, Rio de Janeiro. Anais do Seminário UFRJ FAZ 100 ANOS: história, desenvolvimento e democracia. Rio de Janeiro: Ed. UFRJ, 2017. v. 2. p. 153-161.
ESQUINCALHA, A. C.; BAIRRAL, M. A. Análise Real e sala de aula? um curso online para professores de Matemática. In: VIII Congreso Iberoamericano de Educación Matemática, 2017, Madrid. Actas del VIII CIBEM, 2017.
PINTO, G. M. F. ; ESQUINCALHA, A. C. . Ruídos na comunicação matemática para o aluno surdo incluído na sala de aula regular. In: VIII Congreso Iberoamericano de Educación Matemática, 2017, Madrid. Actas del VIII CIBEM, 2017.
Organização de eventos
IV Fórum Nacional de Educação Matemática, Tecnologias Digitais e Educação a Distância. UFRJ, 2021.
VII Fórum Nacional de Formação Inicial de Professores que Ensinam Matemática. UFRJ, 2021.
V Fórum Estadual de Formação Inicial de Professores que Ensinam Matemática. SBEM-RJ, 2021.
VIII Encontro de Educação Matemática do Estado do Rio de Janeiro. IFRJ/UFF Volta Redonda, 2021.
I Encontro Fluminense de Inclusão e Tecnologias em Educação Matemática. UNIRIO, 2016.
II Encontro Fluminense de Inclusão e Tecnologias em Educação Matemática. UFRJ, 2019.
I Encontro Nacional de Educação Matemática Inclusiva. UNESA, 2019.
II Encontro Nacional de Educação Matemática Inclusiva. UESB/UESC, 2020.
VIII Seminário de Pesquisa em Educação Matemática do Estado do Rio de Janeiro. SBEM-RJ, 2020.
VII Encontro de Educação Matemática do Estado do Rio de Janeiro. UERJ, 2018.
IV Fórum das Licenciaturas em Matemática do Estado do Rio de Janeiro. FFP-UERJ, 2017.
V Seminário da Licenciatura em Matemática. UERJ, 2017.
IX Seminário de Pesquisa em Educação Matemática do Estado do Rio de Janeiro. CAp-UFRJ/SBEM-RJ, 2016.
I Encontro Regional de Tecnologia em Educação Matemática. Fundação Cecierj, 2011.
II Encontro Regional de Tecnologia em Educação Matemática. Fundação Cecierj, 2012.
III Encontro Regional de Tecnologia em Educação Matemática. Fundação Cecierj, 2012.
VI Encontro Regional de Tecnologia em Educação Matemática. Fundação Cecierj, 2013.
V Encontro Regional de Tecnologia em Educação Matemática. Fundação Cecierj, 2014.
VI Encontro Regional de Tecnologia em Educação Matemática. Fundação Cecierj, 2015.