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Interesses de pesquisa do grupo

O acesso restrito nas carreiras da (assim chamada) área de exatas (física, química, engenharias, matemática, etc.) é um assunto problemático, principalmente numa economia cada vez mais globalizada, uma vez que determinados grupos sociais, notadamente jovens negras e negros, permanecem como um capital humano não utilizado para o preenchimento das posições disponíveis aos futuros cientistas, técnicos e engenheiros. Considerando esse cenário, o presente projeto tem como objetivo central a produção de pesquisas que contribuam para o desenvolvimento e para a implementação de práticas escolares visando:

i) à promoção da equidade racial e à valorização da diversidade na escola, contribuindo assim para a melhoria do desempenho dos estudantes como um todo e da juventude negra e indígena em particular em disciplinas ligadas à área de exatas (física, astronomia, engenharias, química e matemática);

ii) ao incentivo e ao fortalecimento do interesse e do acesso da juventude negra e indígena aos cursos universitários da área de exatas;

iii) à incorporação de questões referentes a identidade racial e de gênero na abordagem de disciplinas da área de exatas na educação básica e na formação de professoras e de professores nessas áreas;

iv) à incorporação de representações e de artefatos culturalmente e socialmente referenciados em culturas de matriz africana e indígena na abordagem de disciplinas da área de exatas na educação básica e na formação de professoras e de professores nessas áreas; v) ao incentivo a práticas interdisciplinares na abordagem de disciplinas da área de exatas; e

vi) à aplicação da Lei 10.639 no âmbito das disciplinas da área de exatas. O projeto é sustentado teoricamente em um referencial fundamentado na construção de identidades racializadas por meio da disponibilidade de recursos ideacionais, materiais e relacionais em distintos ambientes educacionais; bem como em perspectivas decoloniais, etnomatemáticas e etnocientíficas

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Equipe

Líder(es) e membros do grupo

Antonio Carlos Fontes dos Santos

Victor Giraldo 

Mestrandos 

Juliana Severino Mendonça Coutinho

Dione Aparecido Ferreira da Silva

Thais Guimarães de Oliveira

Rodrigo de Salles Macena da Cruz

Dione Aparecido Ferreira da Silva

Thais Guimarães de Oliveira

Rodrigo de Salles Macena da Cruz

Doutorandos

Abudo Atumane Ossofo

Membros externos:

Rodrigo Fernandes Morais (SEEDUC) 

Viviane Morcelle de Almeida (UFRRJ)

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Produção acadêmica do quadriênio 2017-2020

Produção bibliográfica (teses, dissertações, livros, capítulos de livros, artigos em periódicos, artigos em anais de eventos; eventos (de interesse ou organizados pelo grupo).

Teses

Rodrigo Fernandes Morais. Identidades Racializadas e a atitude de negras(os) frente à Física. 2019. Tese (Doutorado em Doutorado em Matemática) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Orientador: Antônio Carlos Fontes dos Santos.

Artigos

Morais, Rodrigo Fernandes ; Santos, Antonio Carlos Fontes Dos . A importância de um currículo com elementos afrocentrados para a constituição de uma visão epistemológica menos eurocentrada. Revista Exitus, v. 9, p. 66, 2019.

Silva, D. A. F. ; Morais, R. F. ; Morcelle, V. ; Ossofo, A. A. ; Oliveira, T. G. ; Santos, A.C.F. . Identidades De Gênero E De Raça Nas Trajetórias Acadêmicas Em Ciências Exatas. Perspectivas Da Educação Matemática, V. 11, p. 582-604, 2018.

Santos, Antonio Carlos Fontes. You Don’t Look Like a Physicist. PHYSICS TEACHER v. 55, p. 524-527, 2017.

MORAIS, R. F. ; Santos, A.C.F. . Lewis Howard Latimer e sua história aprisionada. A Física na Escola (Online), v. 15, p. 29, 2017.

Anais de Eventos

Thais Guimarães de Oliveira, Antonio Carlos Fontes dos Santos,A Matemática na capoeira: uma abordagem contextualizada, I Encontro Nacional de Educação Matemática e Inclusiva - Rio de Janeiro 2019

Rodrigo de Salles Macena da Cruz,Antônio Carlos Fontes dos Santos, Competência Percebida por alunos de Matemática da UFRJ, I Encontro Nacional de Educação Matemática e Inclusiva - Rio de Janeiro 2019

Juliana Severino Mendonça Coutinho, Antonio Carlos Fontes dos Santos,Trajetória escolar e profissional de uma docente negra em um Instituto de Matemática de uma Universidade Federal: experiências e superação de obstáculos. I Encontro Nacional de Educação Matemática e Inclusiva - Rio de Janeiro 2019

 

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Afrociência

Interesses de pesquisa do grupo

O acesso restrito nas carreiras da (assim chamada) área de exatas (física, química, engenharias, matemática, etc.) é um assunto problemático, principalmente numa economia cada vez mais globalizada, uma vez que determinados grupos sociais, notadamente jovens negras e negros, permanecem como um capital humano não utilizado para o preenchimento das posições disponíveis aos futuros cientistas, técnicos e engenheiros. Considerando esse cenário, o presente projeto tem como objetivo central a produção de pesquisas que contribuam para o desenvolvimento e para a implementação de práticas escolares visando:

i) à promoção da equidade racial e à valorização da diversidade na escola, contribuindo assim para a melhoria do desempenho dos estudantes como um todo e da juventude negra e indígena em particular em disciplinas ligadas à área de exatas (física, astronomia, engenharias, química e matemática);

ii) ao incentivo e ao fortalecimento do interesse e do acesso da juventude negra e indígena aos cursos universitários da área de exatas;

iii) à incorporação de questões referentes a identidade racial e de gênero na abordagem de disciplinas da área de exatas na educação básica e na formação de professoras e de professores nessas áreas;

iv) à incorporação de representações e de artefatos culturalmente e socialmente referenciados em culturas de matriz africana e indígena na abordagem de disciplinas da área de exatas na educação básica e na formação de professoras e de professores nessas áreas; v) ao incentivo a práticas interdisciplinares na abordagem de disciplinas da área de exatas; e

vi) à aplicação da Lei 10.639 no âmbito das disciplinas da área de exatas. O projeto é sustentado teoricamente em um referencial fundamentado na construção de identidades racializadas por meio da disponibilidade de recursos ideacionais, materiais e relacionais em distintos ambientes educacionais; bem como em perspectivas decoloniais, etnomatemáticas e etnocientíficas

Produção acadêmica do quadriênio 2017-2020

Produção bibliográfica (teses, dissertações, livros, capítulos de livros, artigos em periódicos, artigos em anais de eventos; eventos (de interesse ou organizados pelo grupo).

Teses

Rodrigo Fernandes Morais. Identidades Racializadas e a atitude de negras(os) frente à Física. 2019. Tese (Doutorado em Doutorado em Matemática) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Orientador: Antônio Carlos Fontes dos Santos.

Artigos

Morais, Rodrigo Fernandes ; Santos, Antonio Carlos Fontes Dos . A importância de um currículo com elementos afrocentrados para a constituição de uma visão epistemológica menos eurocentrada. Revista Exitus, v. 9, p. 66, 2019.

Silva, D. A. F. ; Morais, R. F. ; Morcelle, V. ; Ossofo, A. A. ; Oliveira, T. G. ; Santos, A.C.F. . Identidades De Gênero E De Raça Nas Trajetórias Acadêmicas Em Ciências Exatas. Perspectivas Da Educação Matemática, V. 11, p. 582-604, 2018.

Santos, Antonio Carlos Fontes. You Don’t Look Like a Physicist. PHYSICS TEACHER v. 55, p. 524-527, 2017.

MORAIS, R. F. ; Santos, A.C.F. . Lewis Howard Latimer e sua história aprisionada. A Física na Escola (Online), v. 15, p. 29, 2017.

Anais de Eventos

Thais Guimarães de Oliveira, Antonio Carlos Fontes dos Santos,A Matemática na capoeira: uma abordagem contextualizada, I Encontro Nacional de Educação Matemática e Inclusiva - Rio de Janeiro 2019

Rodrigo de Salles Macena da Cruz,Antônio Carlos Fontes dos Santos, Competência Percebida por alunos de Matemática da UFRJ, I Encontro Nacional de Educação Matemática e Inclusiva - Rio de Janeiro 2019

Juliana Severino Mendonça Coutinho, Antonio Carlos Fontes dos Santos,Trajetória escolar e profissional de uma docente negra em um Instituto de Matemática de uma Universidade Federal: experiências e superação de obstáculos. I Encontro Nacional de Educação Matemática e Inclusiva - Rio de Janeiro 2019

 

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