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Apresentação

O objetivo principal deste grupo é estudar, investigar e problematizar os processos avaliativos escolares, suas conexões com o ensino e a aprendizagem de Matemática, tanto no ambiente da sala de aula, quanto no caso das avaliações em larga escala.

Para ver o GPAM no Diretório de Grupos do CNPq, clique AQUI.

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Linhas de Pesquisa

Linha 1: Cotidiano da sala de aula e Avaliação em Matemática

Construção de projetos de pesquisa que busquem conexões entre o processo de escolha, elaboração, aplicação e correção dos instrumentos avaliativos e as concepções de Matemática e do ensino de Matemática de professores e estudantes. Esta linha de pesquisa inclui estudos de análise das discrepâncias que ocorrem na multicorreção de tarefas em sala de aula e investigações sobre avaliações formativas e somativas, incluindo a importância do feedback da avaliação formativa como fator de apendizagem. Além disso, são estudados mecanismos de divulgação dos resultados das avaliações, de modo a contribuir na correção de rumos no de processo ensino e aprendizagem.

Linha 2: Avaliação em larga escala e seus desdobramentos para a sala de aula de Matemática

Nesta linha de pesquisa propomos o debate e estudo das políticas públicas que norteiam as avaliações de larga escala, sua interpretação, divulgação e suas possíveis contribuições para a aprendizagem escolar de Matemática. Também estão no escopo desta linha os processos de elaboração de itens de múltipla escolha de boa qualidade e codificação das respostas dos itens de resposta construída em avaliações de larga escala.

Linha 3: Avaliação e Tecnologia

Esta linha de pesquisa propõe o estudo da ressignificação da avalição como decorrência dos avanços do uso da tecnologia no processo ensino-aprendizagem de Matemática, em todos os níveis de escolaridade. Em tempos de pandemia, em que o ensino remoto foi adotado sem preparação, é preciso buscar estratégias adequadas de avaliação.

Linha 4: Argumentação e Provas no Ensino de Matemática

Os estudos nesta linha de pesquisa visam a investigar o impacto da adoção de atividades de argumentação e provas na formação de licenciandos, na prática de professores de Matemática, e o consequente resultado no desempenho de estudantes da Educação Básica em atividades que requerem raciocínio lógico e justificativas.

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Equipe

Pesquisadores

Lilian Nasser (IM/UFRJ)

Carlos Augusto Aguilar Júnior (COLUNI/UFF)

André Pereira da Costa (UFOB)

Estudantes de Pós-graduação

Perla Christina N. da Silva (SME-Rio)

Rafael Filipe Novôa Vaz (IFRJ - Paracambi)

Daniel de Oliveira Lima (Escola SESC de Ensino Médio)

João Carlos Caldato Correia (IFRJ - Nilópolis)

Paula Monteiro Baptista (Fórum Cultural CELART)

Adriana Lima (SEEDUC e SME-Rio)

Danúbia Baltazar da Cruz (SME - Rio)

Bruno Damien C. P. Jurgensen (Organização Einstein de Ensino)

Felipe Olavo Silva (SEEDUC e SME - Rio)

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Produção no quadriênio 2017-2020

Artigos publicados 

NASSER, L.; LIMA, D. O.; VAZ. R.F.N.; SILVA, F. M. Insubordinate Practices in Mathematics Evaluation. Revista internacional de pesquisa em educação matemática (RIPEM), v. 9, nº3, p. 114-128, 2019.

NASSER, L.; CORREIA, J. C. C. Investigação sobre o desenvolvimento do processo dedutivo nos cursos de Licenciatura em Matemática. Revista de Ensino de Ciências e Matemática (REnCiMa), v. 10, p. 80-96, 2019.

VAZ. R.F.N.; NASSER, L. Em busca de uma avaliação mais 'justa'. Com a Palavra o Professor, v. 4, n.10, p. 290-310, 2019.

LIMA, D.; SILVA, D. M. V.; FREIRE, M. Análise de percepções de estudantes de licenciatura em matemática frente a respostas a uma tarefa sobre o conceito de Equação Modular. Com a palavra, o professor. v.5, n.11, p.87-103, 2020.

AGUILAR JÚNIOR, C. A. Como os professores avaliam as argumentações e provas matemáticas de alunos da escola básica? Boletim GEPEM (online), n. 74, p. 88-109, 2019. 

JÜRGENSEN, B. D. C. P.; SORDI, M. R. L.As avaliações externas e a educação matemática crítica: conexões e impasses. Revista Paranaense de Educação Matemática, v. 6, n.12, p. 203-220, 2017.

JÜRGENSEN, B. D. C. P.Cenários Para Investigação como Ferramenta de Avaliação: uma discussão. Educação Matemática em Revista, v. 22, n. 56, p. 21-38, 2017.

Capítulos de livros 

AGUILAR JÚNIOR, C. A.; ORTIGÃO, M. I. R. Análise de risco de Reprovação com base nos dados do Saeb 2015 – Algumas evidências. In ORTIGÃO, M. I. R.;SANTOS, J. R. V. (Org.). Avaliação e Educação Matemática: pesquisas e delineamentos. 1 ed. Brasília - DF: Sociedade Brasileira de Educação Matemática, 2020, p. 210-231.

VAZ, R. F. N.; NASSER, L. Multicorreção de provas de matemática: discrepâncias entre corretores. In ORTIGÃO, M. I. R.; SANTOS, J. R. V. (Org.).Avaliação e Educação Matemática: pesquisas e delineamentos. 1 ed. Brasília - DF: Sociedade Brasileira de Educação Matemática, 2020, p. 157-172.

JÜRGENSEN, B. D. C. P.; SORDI, M. R. L. Percepções de professores de matemática sobre qualidade da educação e da educação matemática. In: ORTIGÃO, M. I. R.; SANTOS, J. R. V. (Org.). Avaliação e Educação Matemática: pesquisas e delineamentos. 1 ed. Brasília - DF: Sociedade Brasileira de Educação Matemática, 2020, p. 29-45.

VAZ, R. F. N.; NASSER, L. Um estudo sobre multicorreção com licenciandos em matemática. In: GONÇALVES, F. A. M. F. (Org.). Educação Matemática e suas Tecnologias 3. 1ªed.Ponta Grossa, PR: Atena Editora, 2019, v. 3, p. 179-188.

LIMA, D. O. Avaliação em Matemática - Um olhar progressista e democrático In: VASCONCELOS, M. G.; CAGNIN, S. (Org.) Aprendizagem do aluno: um enfoque psicopedagógico contemporâneo.1 ed.Rio de Janeiro: Letra Capital, 2019, p. 50-71.

BIANCHINI, B.; NASSER, L.; ONUCHIC, L.; IGLIORI, S. Mathematics Education at University Level: an overview from GT04 productions. In: RIBEIRO, A; HEALY, L; BORBA, R.; FERNANDES, S. (Org.). Mathematics Education in Brazil: Panorama of Current Research. 1 ed. Heidelberg - Germany: Springer, 2018, p. 85-101.

Trabalhos apresentados em encontros e congressos 

VAZ, R. F. N.; LIMA, D. O.; AGUILAR JÚNIOR, C. A.; BAPTISTA, P. M. Investigando práticas inovadoras de avaliação da aprendizagem em Matemática. In: VI SEMINÁRIO NACIONAL DE GESTÃO E AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO, 2020, Juiz de Fora (MG). Cadernos de resumos...Juiz De Fora: CAED - Faculdade De Educação UFJF, 2020. v. 1. p. 16-16.

BAPTISTA, P. M; VAZ, R. F. N., NASSER, L. A ressignificação da avaliação em relação ao uso de tecnologia digital. Matemática In: VI SEMINÁRIO NACIONAL DE GESTÃO E AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO, 2020, Juiz de Fora (MG). Cadernos de resumos... Juiz De Fora: CAED - Faculdade De Educação UFJF, 2020. v. 1, p. 7-7

AGUILAR JÚNIOR, C. A.; ORTIGAO, M. I. R.Políticas de Avaliação e reprovação escolar na rede pública de Niterói/RJ. In: VI SEMINÁRIO NACIONAL DE GESTÃO E AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO, 2020, Juiz de Fora (MG). Cadernos de resumos... Juiz De Fora: CAED - Faculdade De Educação UFJF, 2020. v. 1.p. 86-86.

VAZ. R.F.N.; NASSER, L. Um estudo de multicorreção com professores de matemática. In: XV CONFERÊNCIA INTERAMERICANA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2019, Medelin - Colômbia. Anais... Medelin: ICME, 2019. p. 1-8.

AGUILAR JÚNIOR, C. A. Avaliação das e para as aprendizagens: em busca da avaliação formativa alternativa em matemática In: XIII ENCONTRO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2019, Cuiabá-MT. Anais...  Cuiabá : SBEM-MT, 2019. v.1. p. 1-22

VAZ. R.F.N.; NASSER, L.; CASTRO, W. F. Os vieses na correção de provas de matemática: uma questão de subjetividade. In: XIII ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2019, Cuiabá-MT. Anais... Cuiabá: SBEM- MT, 2019. p. 1-9.

SILVA, P. C. N.; FRANQUEIRA, A. B. R.; NASSER, L. Ensino de geometria: uma experiência além do material didático. In: XIII ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2019, Cuiabá-MT. Anais... Cuiabá: SBEM-MT, 2019. p. 1-10.

CORREIA, J. C. C.; NASSER, L.Argumentação e provas em geometria: uma investigação com licenciandos ingressantes. In: XIII ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2019, Cuiabá-MT. Anais... Cuiabá: SBEM-MT, 2019. p. 1-15.

LIMA, D. O. Avaliação em fases em uma perspectiva personalizada - In: XIII ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2019, Cuiabá-MT. Anais... Cuiabá: SBEM-MT, 2019.p. 1-16

NASSER, L.; VAZ. R.F.N. Um estudo sobre a confiabilidade da avaliação em matemática. In: XV ENCONTRO PARANAENSE DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2019, Londrina-PR. Anais...Londrina: SBEM-PR, 2019. p. 1-13.

NASSER, L.; CORREIA, J. C. C.  O desenvolvimento do processo dedutivo nos cursos de licenciatura em matemática. In: VII Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, 2018, Foz do Iguaçu - PR. Anais... - GT04. Curitiba: SBEM-Paraná, 2018. p. 1-12.

VAZ. R.F.N.; NASSER, L.AVALIAÇÃO EM MATEMÁTICA: UM ESTUDO SOBRE MULTICORREÇÃO. In: VII Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, 2018, Foz do Iguaçu - PR. Anais...GT08. Foz do Iguaçu: SBEM-Paraná, 2018. p. 1-12.

VAZ. R. F. N; NASSER, L. UM ESTUDO SOBRE O EFEITO HALO NA CORREÇÃO DE PROVAS. In: VII Encontro Estadual de Educação Matemática do Estado do Rio de Janeiro, 2018, Rio de Janeiro. Anais...Rio de Janeiro: SBEM-RJ, 2018. p. 1-12.

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Grupo de Pesquisas em Argumentação e Avaliação em Matemática (GPAAM)

Apresentação

O objetivo principal deste grupo é estudar, investigar e problematizar os processos avaliativos escolares, suas conexões com o ensino e a aprendizagem de Matemática, tanto no ambiente da sala de aula, quanto no caso das avaliações em larga escala.

Para ver o GPAM no Diretório de Grupos do CNPq, clique AQUI.

Linhas de Pesquisa

Linha 1: Cotidiano da sala de aula e Avaliação em Matemática

Construção de projetos de pesquisa que busquem conexões entre o processo de escolha, elaboração, aplicação e correção dos instrumentos avaliativos e as concepções de Matemática e do ensino de Matemática de professores e estudantes. Esta linha de pesquisa inclui estudos de análise das discrepâncias que ocorrem na multicorreção de tarefas em sala de aula e investigações sobre avaliações formativas e somativas, incluindo a importância do feedback da avaliação formativa como fator de apendizagem. Além disso, são estudados mecanismos de divulgação dos resultados das avaliações, de modo a contribuir na correção de rumos no de processo ensino e aprendizagem.

Linha 2: Avaliação em larga escala e seus desdobramentos para a sala de aula de Matemática

Nesta linha de pesquisa propomos o debate e estudo das políticas públicas que norteiam as avaliações de larga escala, sua interpretação, divulgação e suas possíveis contribuições para a aprendizagem escolar de Matemática. Também estão no escopo desta linha os processos de elaboração de itens de múltipla escolha de boa qualidade e codificação das respostas dos itens de resposta construída em avaliações de larga escala.

Linha 3: Avaliação e Tecnologia

Esta linha de pesquisa propõe o estudo da ressignificação da avalição como decorrência dos avanços do uso da tecnologia no processo ensino-aprendizagem de Matemática, em todos os níveis de escolaridade. Em tempos de pandemia, em que o ensino remoto foi adotado sem preparação, é preciso buscar estratégias adequadas de avaliação.

Linha 4: Argumentação e Provas no Ensino de Matemática

Os estudos nesta linha de pesquisa visam a investigar o impacto da adoção de atividades de argumentação e provas na formação de licenciandos, na prática de professores de Matemática, e o consequente resultado no desempenho de estudantes da Educação Básica em atividades que requerem raciocínio lógico e justificativas.

Equipe

Pesquisadores

Lilian Nasser (IM/UFRJ)

Carlos Augusto Aguilar Júnior (COLUNI/UFF)

André Pereira da Costa (UFOB)

Estudantes de Pós-graduação

Perla Christina N. da Silva (SME-Rio)

Rafael Filipe Novôa Vaz (IFRJ - Paracambi)

Daniel de Oliveira Lima (Escola SESC de Ensino Médio)

João Carlos Caldato Correia (IFRJ - Nilópolis)

Paula Monteiro Baptista (Fórum Cultural CELART)

Adriana Lima (SEEDUC e SME-Rio)

Danúbia Baltazar da Cruz (SME - Rio)

Bruno Damien C. P. Jurgensen (Organização Einstein de Ensino)

Felipe Olavo Silva (SEEDUC e SME - Rio)

Produção no quadriênio 2017-2020

Artigos publicados 

NASSER, L.; LIMA, D. O.; VAZ. R.F.N.; SILVA, F. M. Insubordinate Practices in Mathematics Evaluation. Revista internacional de pesquisa em educação matemática (RIPEM), v. 9, nº3, p. 114-128, 2019.

NASSER, L.; CORREIA, J. C. C. Investigação sobre o desenvolvimento do processo dedutivo nos cursos de Licenciatura em Matemática. Revista de Ensino de Ciências e Matemática (REnCiMa), v. 10, p. 80-96, 2019.

VAZ. R.F.N.; NASSER, L. Em busca de uma avaliação mais 'justa'. Com a Palavra o Professor, v. 4, n.10, p. 290-310, 2019.

LIMA, D.; SILVA, D. M. V.; FREIRE, M. Análise de percepções de estudantes de licenciatura em matemática frente a respostas a uma tarefa sobre o conceito de Equação Modular. Com a palavra, o professor. v.5, n.11, p.87-103, 2020.

AGUILAR JÚNIOR, C. A. Como os professores avaliam as argumentações e provas matemáticas de alunos da escola básica? Boletim GEPEM (online), n. 74, p. 88-109, 2019. 

JÜRGENSEN, B. D. C. P.; SORDI, M. R. L.As avaliações externas e a educação matemática crítica: conexões e impasses. Revista Paranaense de Educação Matemática, v. 6, n.12, p. 203-220, 2017.

JÜRGENSEN, B. D. C. P.Cenários Para Investigação como Ferramenta de Avaliação: uma discussão. Educação Matemática em Revista, v. 22, n. 56, p. 21-38, 2017.

Capítulos de livros 

AGUILAR JÚNIOR, C. A.; ORTIGÃO, M. I. R. Análise de risco de Reprovação com base nos dados do Saeb 2015 – Algumas evidências. In ORTIGÃO, M. I. R.;SANTOS, J. R. V. (Org.). Avaliação e Educação Matemática: pesquisas e delineamentos. 1 ed. Brasília - DF: Sociedade Brasileira de Educação Matemática, 2020, p. 210-231.

VAZ, R. F. N.; NASSER, L. Multicorreção de provas de matemática: discrepâncias entre corretores. In ORTIGÃO, M. I. R.; SANTOS, J. R. V. (Org.).Avaliação e Educação Matemática: pesquisas e delineamentos. 1 ed. Brasília - DF: Sociedade Brasileira de Educação Matemática, 2020, p. 157-172.

JÜRGENSEN, B. D. C. P.; SORDI, M. R. L. Percepções de professores de matemática sobre qualidade da educação e da educação matemática. In: ORTIGÃO, M. I. R.; SANTOS, J. R. V. (Org.). Avaliação e Educação Matemática: pesquisas e delineamentos. 1 ed. Brasília - DF: Sociedade Brasileira de Educação Matemática, 2020, p. 29-45.

VAZ, R. F. N.; NASSER, L. Um estudo sobre multicorreção com licenciandos em matemática. In: GONÇALVES, F. A. M. F. (Org.). Educação Matemática e suas Tecnologias 3. 1ªed.Ponta Grossa, PR: Atena Editora, 2019, v. 3, p. 179-188.

LIMA, D. O. Avaliação em Matemática - Um olhar progressista e democrático In: VASCONCELOS, M. G.; CAGNIN, S. (Org.) Aprendizagem do aluno: um enfoque psicopedagógico contemporâneo.1 ed.Rio de Janeiro: Letra Capital, 2019, p. 50-71.

BIANCHINI, B.; NASSER, L.; ONUCHIC, L.; IGLIORI, S. Mathematics Education at University Level: an overview from GT04 productions. In: RIBEIRO, A; HEALY, L; BORBA, R.; FERNANDES, S. (Org.). Mathematics Education in Brazil: Panorama of Current Research. 1 ed. Heidelberg - Germany: Springer, 2018, p. 85-101.

Trabalhos apresentados em encontros e congressos 

VAZ, R. F. N.; LIMA, D. O.; AGUILAR JÚNIOR, C. A.; BAPTISTA, P. M. Investigando práticas inovadoras de avaliação da aprendizagem em Matemática. In: VI SEMINÁRIO NACIONAL DE GESTÃO E AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO, 2020, Juiz de Fora (MG). Cadernos de resumos...Juiz De Fora: CAED - Faculdade De Educação UFJF, 2020. v. 1. p. 16-16.

BAPTISTA, P. M; VAZ, R. F. N., NASSER, L. A ressignificação da avaliação em relação ao uso de tecnologia digital. Matemática In: VI SEMINÁRIO NACIONAL DE GESTÃO E AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO, 2020, Juiz de Fora (MG). Cadernos de resumos... Juiz De Fora: CAED - Faculdade De Educação UFJF, 2020. v. 1, p. 7-7

AGUILAR JÚNIOR, C. A.; ORTIGAO, M. I. R.Políticas de Avaliação e reprovação escolar na rede pública de Niterói/RJ. In: VI SEMINÁRIO NACIONAL DE GESTÃO E AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO, 2020, Juiz de Fora (MG). Cadernos de resumos... Juiz De Fora: CAED - Faculdade De Educação UFJF, 2020. v. 1.p. 86-86.

VAZ. R.F.N.; NASSER, L. Um estudo de multicorreção com professores de matemática. In: XV CONFERÊNCIA INTERAMERICANA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2019, Medelin - Colômbia. Anais... Medelin: ICME, 2019. p. 1-8.

AGUILAR JÚNIOR, C. A. Avaliação das e para as aprendizagens: em busca da avaliação formativa alternativa em matemática In: XIII ENCONTRO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2019, Cuiabá-MT. Anais...  Cuiabá : SBEM-MT, 2019. v.1. p. 1-22

VAZ. R.F.N.; NASSER, L.; CASTRO, W. F. Os vieses na correção de provas de matemática: uma questão de subjetividade. In: XIII ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2019, Cuiabá-MT. Anais... Cuiabá: SBEM- MT, 2019. p. 1-9.

SILVA, P. C. N.; FRANQUEIRA, A. B. R.; NASSER, L. Ensino de geometria: uma experiência além do material didático. In: XIII ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2019, Cuiabá-MT. Anais... Cuiabá: SBEM-MT, 2019. p. 1-10.

CORREIA, J. C. C.; NASSER, L.Argumentação e provas em geometria: uma investigação com licenciandos ingressantes. In: XIII ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2019, Cuiabá-MT. Anais... Cuiabá: SBEM-MT, 2019. p. 1-15.

LIMA, D. O. Avaliação em fases em uma perspectiva personalizada - In: XIII ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2019, Cuiabá-MT. Anais... Cuiabá: SBEM-MT, 2019.p. 1-16

NASSER, L.; VAZ. R.F.N. Um estudo sobre a confiabilidade da avaliação em matemática. In: XV ENCONTRO PARANAENSE DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2019, Londrina-PR. Anais...Londrina: SBEM-PR, 2019. p. 1-13.

NASSER, L.; CORREIA, J. C. C.  O desenvolvimento do processo dedutivo nos cursos de licenciatura em matemática. In: VII Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, 2018, Foz do Iguaçu - PR. Anais... - GT04. Curitiba: SBEM-Paraná, 2018. p. 1-12.

VAZ. R.F.N.; NASSER, L.AVALIAÇÃO EM MATEMÁTICA: UM ESTUDO SOBRE MULTICORREÇÃO. In: VII Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, 2018, Foz do Iguaçu - PR. Anais...GT08. Foz do Iguaçu: SBEM-Paraná, 2018. p. 1-12.

VAZ. R. F. N; NASSER, L. UM ESTUDO SOBRE O EFEITO HALO NA CORREÇÃO DE PROVAS. In: VII Encontro Estadual de Educação Matemática do Estado do Rio de Janeiro, 2018, Rio de Janeiro. Anais...Rio de Janeiro: SBEM-RJ, 2018. p. 1-12.

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