O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Apresentação

O objeto de pesquisa são as práticas, tecnologias e artefatos que circulam na sala de aula de matemática, bem como o desenvolvimento afetivo/conceitual dos alunos em permanente transformação, com especial interesse em abordagens ocioculturais da psicologia da educação matemática. Referenciais teóricos e metodologias diversos são revisitados, permitindo incorporar novas perspectivas e refletir sobre em que medida tais olhares diferentes contribuem para melhor compreender como nós aprendemos e o que nós aprendemos. Buscamos articular a investigação à discussão sobre o conhecimento que é produzido/reproduzido em diferentes atividades ou práticas em sala de aula, para descrever e analisar o(s) objeto(s) e instrumentos que construímos em nossas aulas de matemática no ensino superior. Em particular, interessa-nos investigar as iniciativas dos departamentos de matemática no país em resposta `as políticas de democratização do ensino superior, tais como o modelo de educação a distância implementado nas universidades brasileiras e os desafios emergentes para a sala de aula de matemática que durante a expansão do sistema universitário.

link Link CNPq

///

Responsável 

Márcia Maria Fusaro Pinto

Participantes externos ao PEMAT

Teresinha Fumi Kawasaki

Alex Jordane

Participantes internos ao PEMAT

Jardel Costa

Sandro Rene Cunha 

Erasto Piedade Alonso

Aline Mendes Penteado Farves

Felipe Leite Granato

Flávia Trópia Fadel

Ana Clara Buçard Teixeira

Cecília Ferreira Borges de Alcântara

Juliana Porto

Lucas O’Neil

Pedro dos Santos (aluno avulso)

Voltar

Laboratório de Educação Matemática no Ensino (LEME)

Apresentação

O objeto de pesquisa são as práticas, tecnologias e artefatos que circulam na sala de aula de matemática, bem como o desenvolvimento afetivo/conceitual dos alunos em permanente transformação, com especial interesse em abordagens ocioculturais da psicologia da educação matemática. Referenciais teóricos e metodologias diversos são revisitados, permitindo incorporar novas perspectivas e refletir sobre em que medida tais olhares diferentes contribuem para melhor compreender como nós aprendemos e o que nós aprendemos. Buscamos articular a investigação à discussão sobre o conhecimento que é produzido/reproduzido em diferentes atividades ou práticas em sala de aula, para descrever e analisar o(s) objeto(s) e instrumentos que construímos em nossas aulas de matemática no ensino superior. Em particular, interessa-nos investigar as iniciativas dos departamentos de matemática no país em resposta `as políticas de democratização do ensino superior, tais como o modelo de educação a distância implementado nas universidades brasileiras e os desafios emergentes para a sala de aula de matemática que durante a expansão do sistema universitário.

 Link CNPq

Topo
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.