Apresentação
O Laboratório de Práticas Matemáticas do Ensino – LaPraME se insere no campo da pesquisa em formação e práticas de professores que ensinam matemática. No nome do grupo, o termo “práticas matemáticas do ensino” refere-se à afirmação de uma epistemologia própria do ensino de a temática na escola básica, reconhecido, portanto, como uma atividade profissional com saberes e práticas específicos; enquanto o termo “laboratório” diz respeito à articulação entre a produção de pesquisas e a proposição de ações formativas com professores. As pesquisas desenvolvidas no grupo se estruturam em três eixos:
Expectativas, percursos e perspectivas formativos e profissionais docentes. Este eixo tem como foco a investigação sobre percepções e vivências de professores que ensinam matemática, com respeito às próprias formações e atuações profissionais, especialmente em dois momentos cruciais de seus percursos formativos e profissionais: o primeiro ano do curso de graduação, e os primeiros anos da atuação profissional.
Práticas docentes compartilhadas. Este eixo enfoca situações em que aulas são ministradas coletivamente por mais de professor. Assim, os professores compartilham os espaços e tempos das aulas em si, e não apenas discussões coletivas sobre planejamento e práticas, como tem sido amplamente explorado pela literatura recente em Educação Matemática. Tais situações podem tensionar aspectos usuais de identidades profissionais, especialmente relacionados a vulnerabilidade e sentido de agência; além de provocar deslocamentos na topologia usual de sala de aula, problematizando dinâmicas e negociações de saber e de autoridade.
Matemática problematizada e decolonialidade. A partir de abordagens decoloniais, este eixo visa investigar traços e efeitos de colonialidade do poder, do saber e do ser que atravessam e conformam contextos educacionais matemáticos, manifestando-se em referências sociais, epistemológicas e metodológicas. Busca-se, assim, produzir sentidos de educação e de matemática referenciados em culturas e histórias outras, desnaturalizando modelos hegemônicos e deslocando da invisibilidade sabedorias e corpos excluídos ou historicamente subalternizado, especialmente povos autóctones e afro-diaspóricos.
Clique AQUI para acessar o grupo no CNPq.
Clique AQUI para acessar nosso canal no Youtube.
///
Equipe
Pesquisadores líderes
Victor Augusto Giraldo (IM-UFRJ / PEMAT)
Wellerson Quintaneiro da Silva (CEFET-RJ / PEMAT)
Pesquisadores associados
André Luiz Regis de Oliveira (CAp-UFRJ)
Carolina Tamayo Osorio (FAE-UFMG)
Cleber Dias da Costa Neto (CAp-UFRJ)
Diego Matos Pinto (EM-UNIRIO)
Filipe Santos Fernandes (FAE-UFMG)
José Ivanildo Felisberto de Carvalho (CAA-UFPE)
Luciane de Souza Velasque (EM-UNIRIO)
Rodrigo Pereira da Rocha Rosistolato (FE-UFRJ)
Ulisses Dias da Silva (CAp-UFRJ)
Estudantes de Doutorado
Daniel de Jesus Silva
Erilúcia Souza da Silva
Fabio Menezes da Silva
Heitor Achilles Dutra da Rosa
Karen Coutinho Campos
Lauro Chagas e Sá
Lívia Azelman de Faria Abreu
Maria Helena Monteiro Mendes Baccar
Ronald Simões de Mattos Pinto
Vinícius do Nascimento Silva Mano
Estudantes de Mestrado
Alessandra Bigois Ramos Franqueira
Carolina Salviano Bezerra
Carolina Vieira Schiller
Diogo de Jesus Araújo
Gabriel Gonzaga Lima
Ivo da Silva Knopp
Tamires Torres da Purificação
Estudantes de Graduação (Iniciação Científica)
Felipe de Moura Ferreira Zumba
Victor Hugo Quaglia de Araújo
Washington Santos dos Reis
///
Trabalhos de Conclusão
Teses de Doutorado
Leticia Guimarães Rangel, 2015. Matemática Elementar e Saber Pedagógico de Conteúdo: Estabelecendo Relações em um estudo Colaborativo. Orientação: Victor Giraldo, Nelson Maculan.
Diego Matos Pinto, 2019. Experiências com Matemática(s) na Escola e na Formação Inicial de Professores: Desvelando Tensões em Relações de Colonialidade. Orientação: Victor Giraldo, Wellerson Quintaneiro.
Daniela Mendes Vieira da Silva. Professores de Matemática em uma Comunidade Virtual de Prática: Uma Análise sobre a Emergência de Elementos de sua Identidade Profissional no Ciberespaço. Orientação: Agnaldo Esquincalha, Victor Giraldo.
Cleber Dias da Costa Neto, 2019. O Currículo do Curso de Formação Inicial de Professores de Matemática da UFRJ: Narrativas Possíveis. Orientação: Victor Giraldo.
Lucas Medeiros e Melo, 2020. Expectativas, Interações e a (Re)Construção da Identidade Profissional Docente em um Contexto de Docência Compartilhada em Matemática. Orientação: Victor Giraldo, Rodrigo Rosistolato.
Bruna Moustapha-Corrêa, 2020. Rumo a uma Postura Problematizadora na Formação de Professores de Matemática: Articulando Práticas Históricas e Práticas de Sala de Aula. Orientação: Victor Giraldo, Aline Bernardes.
Dissertação de Mestrado
Cleber Dias da Costa Neto, 2013. A Comunicação Matemática em Fóruns de Discussão no Moodle: a Experiência no CAp-UFRJ. Orientação: Victor Giraldo.
Lucas Medeiros e Melo, 2014. Matemática Científica e Escolar: Saberes, Crenças e Concepções de Professores na Construção Coletiva de um Livro Didático. Orientação: Victor Giraldo, Rodrigo Rosistolato.
Carolina Moura Brasil Carneiro da Silva, 2016. Além da Zona de Conforto: Problematizando o Conhecimento Matemático para o Ensino. Orientação: Victor Giraldo.
Diego Matos Pinto, 2016. A Cultura Matemática Mobilizada por Licenciandos no Contexto de uma Disciplina de Análise Real. Orientação: Victor Giraldo, Wellerson Quintaneiro.
Fábio Menezes da Silva, 2017. Análise de uma Comunidade de Prática de Professorxs que Ensinam Matemática: Aspectos do Desenvolvimento Profissional Docente. Orientação: Wellerson Quintaneiro, Victor Giraldo.
Vinicius do Nascimento Silva Mano, 2018. Práticas Docentes Compartilhadas: Saberes Profissionais em Construção, em um Ambiente de Articulação entre Escola e Universidade. Orientação: Wellerson Quintaneiro, Victor Giraldo.
Mário Keniichi Gushima Moura, 2019. Percepções de Licenciandos em Matemática sobre os Saberes Docentes: em Direção a uma Formação Profissional. Orientação: Victor Giraldo.
Jefferson Araújo dos Santos, 2019. Identidade Profissional de Docentes que Ensinam Matemática em Cursos de Licenciatura em Matemática. Orientação: Wellerson Quintaneiro, Victor Giraldo.
Shila Antuanett Neciosup Salas, 2019. Permanência na Educação Superior Pública: Um Olhar dos Alunos dos Cursos de Licenciatura em Matemática de duas Universidades. Orientação: Luciane Velasque, Victor Giraldo.
Gabriel de Souza Basson, 2020. Reflexões sobre o Sequestro da Escola Pública, Educação Matemática e Poder. Orientação: Victor Giraldo.
///
Produção Científica
Artigos em periódicos
COSTA-NETO, C.D.; GIRALDO, V. Diálogos sobre o currículo da formação inicial de professores de matemática: narrativas discentes. Ensino em Re-Vista, v. 27, p. 1029-1054, 2020.
GIRALDO, V.; FERNANDES, F.S. Caravelas à vista: Giros decoloniais e caminhos de resistência na formação de professoras e professores que ensinam matemática. Perspectivas da Educação Matemática, v. 12, p. 467-501, 2019.
MATOS, D.; QUINTANEIRO, W. Lugares de Resistência na Formação Inicial de Professores: Por Matemática(s) Decoloniais. Perspectivas da Educação Matemática, v. 12, p. 559-582, 2019.
COSTA-NETO, C.D.; GIRALDO, V. Do 3+1 à prática como componente curricular uma narrativa possível sobre o currículo da formação inicial de professores de matemática na UFRJ. Revista Paranaense de Educação Matemática, v. 8, p. 369-394, 2019.
SÁ, L.C.E.; JORDANE, A.; GIRALDO, V. Educação matemática e formação humana no e para o mundo do trabalho: experiências em cursos técnicos e na formação de professores. Educação Matemática em Revista-RS, v. 2, p. 8-14, 2019.
MENDES, D.; ESQUINCALHA, A. C.; GIRALDO, V. Estado do Conhecimento sobre Comunidades Virtuais de Prática em Dissertações e Teses Brasileiras. EAD em Foco, v. 9, 2019.
CONCEICÃO, R.D.; SÁ, L.C.; CHIABAI, I.; GIRALDO, V. Tratamento da Informação no nono ano do Ensino Fundamental: uma experiência a partir da tabela nutricional do biscoito cream cracker. REVEMAT, v. 14, p. 1-17, 2019.
SILVA, D.J.; GIRALDO, V. Uma abordagem histórica e tecnológica para o ensino da constante de Euler. Revista Paranaense de Educação Matemática, v. 8, p. 206-230, 2019.
GIRALDO, V. Formação de professores de matemática: para uma abordagem problematizada. Ciência & Cultura, v. 70, p. 37-42, 2018.
COSTA-NETO, C.D.; BARBOSA, G.S.; GIRALDO, V. Formação inicial de professores de matemática: crenças sobre ensino e empoderamento junto à população LGBTQI. Perspectivas da Educação Matemática, v. 11, p. 605-627, 2018.
MATOS, D.; GIRALDO, V.; QUINTANEIRO, W. A cultura matemática mobilizada por licenciandos no contexto de uma disciplina de análise real. Boletim GEPEM, v. 70, p. 26-42, 2017.
QUINTANEIRO, W.; GIRALDO, V.; FRANT, J.B. Reflexões metodológicas em pesquisas envolvendo tarefas para o desenvolvimento profissional docente. Perspectivas da Educação Matemática. v. 10, p. 713-729, 2017.
GIRALDO, V.; MENEZES, F.; MATOS, D.; MELO, L.; MANO, V.; QUINTANEIRO, W.; RANGEL, L.G.; DIAS, U.; COSTA-NETO, C.D.; MOUSTAPHA-CORRÊA, B.; ARAÚJO, J.; CAVALCANTE, A. Shared teaching practices: integrating experiential knowledge into pre-service mathematics teachers. Revista Internacional de Pesquisa em Educação Matemática (RIPEM), v. 7, p. 4-23, 2017.
GIRALDO, V.; MENEZES, F.; QUINTANEIRO, W.; BRASIL, C.; PINTO, D.; MOUSTAPHA-CORRÊA, B.; DIAS, U.; COSTA-NETO, C.D.; RANGEL, L.G.; MOURA, M.K. Práticas docentes compartilhadas: Reconhecendo o espaço da escola na licenciatura em matemática. Educação Matemática em Revista, v. 49A, 2016.
RANGEL, L.G.; GIRALDO, V.; MACULAN FILHO, N. Conhecimento de matemática para o ensino: um estudo colaborativo sobre números racionais. Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática, v. 8, p. 42-70, 2015.
MELO, L.M.; GIRALDO, V.; ROSISTOLATO, R. Matemática científica e escolar: Saberes, crenças e concepções de professores na construção coletiva de um livro didático. Acta Scientiae (ULBRA), v. 17, p. 390-409, 2015.
RANGEL, L.G.; GIRALDO, V.; MACULAN FILHO, N. Matemática elementar e saber pedagógico de conteúdo - estabelecendo relações. Professor de Matemática Online, v. 2, 2014.
Livros
RIPOLL, C.; RANGEL, L.G.; GIRALDO, V. Matemática para o Ensino – Volume I – Números Naturais. Rio de Janeiro: Sociedade Brasileira de Matemática, 2016.
RIPOLL, C.; RANGEL, L.G.; GIRALDO, V. Matemática para o Ensino – Volume II – Números Inteiros. Rio de Janeiro: Sociedade Brasileira de Matemática, 2016.
BIZÁ, I.; GIRALDO, V.; HOCHMUTH, R.; KHAKBAZ, A.; RASMUSSEN, C. Research on teaching and learning mathematics at the tertiary level. Springer: New York, 2016.
ROQUE, T.M.; GIRALDO, V. (orgs.). O Saber do Professor de Matemática – Ultrapassando a Dicotomia entre Didática e Conteúdo. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2014.
Capítulos de Livros
ARAÚJO, J.; QUINTANEIRO, W.; GIRALDO, V. Identidade profissional de professores que ensinam disciplinas de matemática em cursos de licenciatura em matemática. In: Paula, E.; Cyrino, M. (eds.); Identidade profissional de professores que ensinam matemática em contextos de formação. São Paulo: Pimenta Cultural, 2020, p. 15-36.
GIRALDO, V.; QUINTANEIRO, W.; MOUSTAPHA-CORRÊA, B.; MATOS, D.; MELO, L.M.; MENEZES, F.; DIAS, U.; COSTA-NETO, C.D.; RANGEL, L.G.; CAVALCANTE, A.; ANDRADE, F.; MANO, V.; CAETANO, M. Laboratório de práticas matemáticas para o ensino. In: Oliveira. A.; Ortigão, M.I.R. (eds.); Abordagens Teóricas e Metodológicas nas Pesquisas em Educação Matemática. Brasília: Sociedade Brasileira de Educação Matemática, 2018, p. 186-209.
GIRALDO, V.; MENEZES, F.; MANO, V.; QUINTANEIRO, W.; RANGEL, L.G.; MELO, L.M.; MATOS, D.; DIAS, U.; MOUSTAPHA-CORRÊA, B.; COSTA-NETO, C.D. Práticas docentes compartilhadas: integrando saberes emergentes da prática na formação inicial de professores de matemática. In: Cyrino, M. (ed.); Temáticas Emergentes de Pesquisas Sobre a Formação de Professores que Ensinam Matemática: Desafios e Perspectivas. Brasília: Sociedade Brasileira de Educação Matemática, 2018, p. 215-239.
GIRALDO, V.; ROQUE, T.M. História e tecnologia na construção de um ambiente problemático para o ensino de matemática. In: Roque, T.M.; Giraldo, V. (eds.); O Saber do Professor de Matemática – Ultrapassando a Dicotomia entre Didática e Conteúdo. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2014.
Trabalhos em anais de eventos
MOUSTAPHA-CORRÊA, B.; BERNARDES, A.C.; GIRALDO, V. Historical tasks to foster problematization. In: Proceedings of the 11th Congress of the European Society for Research in Mathematics Education, 2019, v. 1, p. 2149-2157.
GIRALDO, V. Que matemática para a formação de professores? Por uma matemática problematizada. In: Anais do XIII Encontro Nacional de Educação Matemática, Utrecht, 2019. v. 1, p. 1-12.
COSTA-NETO, C.D.; GIRALDO, V.; NARDI, E. Restoried narratives on the agency and disputes of mathematicians and mathematics educators in the education of mathematics teachers. In: Proceedings of the 11th Congress of the European Society for Research in Mathematics Education, Utrecht, 2019, v. 1, p. 2454-2461.
GIRALDO, V.; MATOS, D.; QUINTANEIRO, W. Formação de professores e cultura matemática: um estudo no contexto de uma disciplina de análise real. In: Anais do VII Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, Foz do Iguaçu, 2018, v. 1, p. 1-12.
COSTA-NETO, C.D.; GIRALDO, V. Mudanças curriculares na formação inicial de professores de matemática na UFRJ nas décadas de 1980 e 1990: uma narrativa possível. In: Anais do VII Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, Foz do Iguaçu, 2018, v. 1, p. 1-12.
MOUSTAPHA-CORRÊA, B.; GIRALDO, V.; BERNARDES, A.C. O método da falsa posição: problematizando situações. In: Anais do VII Encontro Estadual de Educação Matemática do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018, v. 1, p. 1-14.
GIRALDO, V.; RANGEL, L.G.; MENEZES, F.; QUINTANEIRO, W. (Re)construindo saberes para o ensino a partir da prática: investigação de conceito e outras ideias In: Anais do IV Seminário Nacional de Histórias e Investigações de/em Aulas de Matemática, Campinas, 2017, v. 1, p. 1-18.
MATOS, D.; GIRALDO, V.; QUINTANEIRO, W. A construção de identidade cultural no contexto de uma disciplina de análise real da licenciatura em matemática. In: Anais do VI Seminário Nacional de Histórias e Investigações de/em Aulas de Matemática, Campinas, 2017, v. 1, p. 1-16.
MELO, L.M.; GIRALDO, V.; ROSISTOLATO, R. Práticas docentes compartilhadas: uma nova perspectiva na formação de professores. In: Anais do VI Seminário Nacional de Histórias e Investigações de/em Aulas de Matemática, Campinas, 2017, v. 1, p. 1-16.
MENEZES, F.; GIRALDO, V.; QUINTANEIRO, W. Análise de um “grupo de prática” de professoras que ensinam matemática: identidade e desenvolvimento profissional. In: Anais do VI Seminário Nacional de Histórias e Investigações de/em Aulas de Matemática, Campinas, 2017, v. 1, p. 1-16.
RANGEL, L.G.; GIRALDO, V.; MACULAN FILHO, N. Concept study and teachers’ meta-knowledge: An experience with rational numbers. In: Proceedings of the 40th Conference of the International Group for the Psychology of Mathematics Education, Szeged, 2016, v. 4, p. 115-122.
GIRALDO, V.; MENEZES, F. Práticas docentes compartilhadas. In: Anais do VIII Seminário de Pesquisa em Educação Matemática do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016, v. 1, p. 1-13.
MATOS, D.; GIRALDO, V.; QUINTANEIRO, W. A cultura matemática mobilizada por licenciandos no contexto de uma disciplina de análise real. In: Anais do VIII Seminário de Pesquisa em Educação Matemática do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016, v. 1, p. 1-14.
COSTA-NETO, C.D.; GIRALDO, V. A incorporação de tecnologias digitais em cursos de formação inicial de professores de matemática em universidades brasileiras: uma proposta de análise. In: Atas da I Conferência do Espaço Matemático em Língua Portuguesa, Coimbra, 2015, v. 1.
GIRALDO, V.; MENEZES, F.; QUINTANEIRO, W.; BRASIL, C.; MATOS, D.; MOUSTAPHA-CORRÊA, B.; DIAS, U.; COSTA-NETO, C.D.; RANGEL, L.G.; MOURA, M.K. Práticas docentes compartilhadas: integrando a escola na formação inicial de professores de matemática. In: Atas da I Conferência do Espaço Matemático em Língua Portuguesa, Coimbra, 2015, v. 1.
MOUSTAPHA-CORRÊA, B.; RIBEIRO, A.; GIRALDO, V. Perfil conceitual de simetria e a formação do professor de matemática: apresentando nossa pesquisa. In: Atas da I Conferência do Espaço Matemático em Língua Portuguesa, Coimbra, 2015, v. 1.
COSTA-NETO, C.D.; GIRALDO, V.; RANGEL, L.G. A formação inicial de professores de matemática na UFRJ e a incorporação das tecnologias digitais no sentido do TPACK. In: Anais da XIV Conferência Interamericana de Educação Matemática, Tuxtla Gutiérrez, 2015, v. 1, p. 1-12.
BRASIL, C.; GIRALDO, V. Além da zona de conforto: desafiando e reconstruindo o conhecimento matemático para o ensino por meio de tarefas problematizadoras. In: Anais da XIV Conferência Interamericana de Educação Matemática, Tuxtla Gutiérrez, 2015, v. 1, p. 1-10.
MELO, L.; ROSISTOLATO, R.; GIRALDO, V. Matemática científica e escolar: saberes, crenças e concepções de professores na construção coletiva de um livro didático. In: Anais da XIV Conferência Interamericana de Educação Matemática, Tuxtla Gutiérrez, 2015, v. 1, p. 1-8.
RANGEL, L.G.; GIRALDO, V.; MACULAN FILHO, N. Matemática elementar e conhecimento de matemática para o ensino: um estudo colaborativo sobre números racionais. In: Anais da XIV Conferência Interamericana de Educação Matemática, Tuxtla Gutiérrez, 2015, v. 1, p. 1-10.
GIRALDO, V.; RANGEL, L.G.; QUINTANEIRO, W.; MATOS, D. Matemática elementar e investigação de conceito: estabelecendo relações. In: Anais do IV Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, Pirenópolis, 2015, v. 1
GIRALDO, V.; RANGEL, L.G.; RIPOLL, C.; MATTOS, F.R.P. In-service teachers education and e-textbook development: An integrated approach. In: Proceedings of the International Conference on Mathematics Textbook Research and Development, Southampton, 2014, v. 1, p. 245-250.
MELO, L.; GIRALDO, V.; RANGEL, L.G. Scientific mathematics and school mathematics knowledge, conceptions and beliefs of teachers and mathematicians during the development of an e-textbook. In: Proceedings of the International Conference on Mathematics Textbook Research and Development, Southampton, 2014, v. 1, p. 327-332.
Organização de eventos
II International Conference on Mathematics Textbook Research and Development. UFRJ, 2017.
I Conferência Internacional do Espaço Matemático em Língua Portuguesa. Universidade de Coimbra, 2015.
I Colóquio de Pós-Graduação em Educação e Ensino da UFRJ. UFRJ, 2016.
II Colóquio de Pós-Graduação em Educação e Ensino da UFRJ. UFRJ, 2018.
I Workshop dos Programas de Pós-Graduação em Ensino do Estado do Rio Janeiro. UFRJ, 2016.
II Workshop dos Programas de Pós-Graduação em Ensino do Estado do Rio de Janeiro. UERJ 2017.
III Workshop dos Programas de Pós-Graduação em Ensino do Estado do Rio de Janeiro. ISERJ, 2018.
I Seminário da Licenciatura em Matemática. UFRJ, 2013.
II Seminário da Licenciatura em Matemática. UFRJ, 2014.
III Seminário da Licenciatura em Matemática. UFRJ, 2015.
IV Seminário da Licenciatura em Matemática. UFRJ, 2016.
V Seminário da Licenciatura em Matemática. UERJ, 2017.