Coordenador: Wellerson Quintaneiro
Docente participante: Victor Giraldo

Este projeto foi desenhado inicialmente para investigar experiências realizadas no contexto de uma proposta implementada no curso de Licenciatura em Matemática da UFRJ, na qual disciplinas de conteúdo matemático são lecionadas de forma compartilhada por um professor da universidade e um professor da escola básica. A proposta tem como objetivo institucional reconhecer e legitimar os saberes de conteúdo matemático produzidos na prática profissional docente na escola básica, e incorporá-los como um componente curricular formal da formação inicial de professores de matemática. Mais especificamente, a proposta encerra três aspectos fundamentais: o reconhecimento dos saberes emergentes da prática e sua incorporação na formação inicial de professores; o reconhecimento da autoridade do professor que ensina na escola básica com respeito a esses saberes, que são próprios de sua atividade profissional; e a docência compartilhada, que subentende o entendimento de que essa incorporação só pode se consolidar por meio da construção coletiva de uma cultura de formação profissional, estabelecida na integração entre escola e universidade. Levando esses aspectos em consideração, a proposta preconiza que os dois professores compartilhem todas as etapas da disciplina, incluindo planejamento, condução das aulas presenciais e das atividades a distância, preparação e correção das avaliações. Objetiva-se investigar experiências realizadas no contexto dessa proposta, mediante três dimensões: (1) expectativas dos licenciandos participantes com respeito às aulas lecionadas pelos dois professores, especialmente quanto ao papel desempenhado pelo professor da escola básica; (2) dinâmica das interações entre os atores envolvidos (professor da escola básica, professor da universidade, alunos de licenciatura); (3) saberes profissionais docentes mobilizados nas experiências. A docência compartilhada conduziu ainda a reflexões de caráter mais geral sobre o trabalho colaborativo da perspectiva da cultura professional docente, e sobre as transformações na dinâmica de sala aula produzidas pela relativização do papel de um único professor, como único detentor do conhecimento. Essas reflexões levaram a realização de outras experiências (tanto na educação básica como na educação superior) de docência compartilhada (envolvendo, em alguns casos, professores de disciplinas diferentes dando aula juntos) ou de outras dinâmicas de interação entre professores e alunos, que também se constituíram como contextos para a realização de pesquisas no âmbito deste projeto.

Este projeto é desenvolvido pelo Laboratório de Práticas Matemáticas para o Ensino - LaPraME, grupo de pesquisa vinculado ao PEMAT-UFRJ e registrado no CNPq (Confira AQUI).