Coordenador: Victor Giraldo
Docente participante: Wellerson Quintaneiro

Este projeto visa investigar expectativas, perspectivas e percepções de alunos de cursos de Licenciatura em Matemática, com respeito à própria formação em andamento, à atuação profissional futura, bem como possíveis relações entre estas, especialmente em dois momentos cruciais do curso de graduação: os primeiros meses após o ingresso, e os últimos meses antecedendo a conclusão do curso. Desta forma, procura-se observar: (1) que expectativas quanto à formação universitária iminente e à carreira docente futura alunos de Licenciatura em Matemática iniciantes trazem no momento de ingresso no curso, e como essas perspectivas são confrontadas com as experiencias vivenciadas nos primeiros meses de vida no ambiente universitário; (2) que expectativas quanto à atuação profissional alunos de Licenciatura em Matemática concluintes apresentam nos últimos meses do curso, e como essas expectativas se relacionam com suas percepções sobre o próprio percurso formativo vivenciado no curso universitário; (3) que aspectos do percurso formativo podem estar relacionados com possíveis mudanças nessas expectativas e percepções entre iniciantes e concluintes, e como esses fatores podem ainda estar relacionados com a evasão, a permanência e a aderência ao curso. Com vistas a esses objetivos, o desenho metodológico do projeto combina métodos qualitativos e métodos quantitativos.

Este projeto é desenvolvido em parceira pelo Laboratório de Práticas Matemáticas para o Ensino - LaPraME, grupo de pesquisa vinculado ao PEMAT-UFRJ e registrado no CNPq (Confira AQUI), e pelo Grupo de Apoio Estatístico - GAE, projeto de extensão registrado na UNIRIO (Confira AQUI).