Coordenadora: Janete Bolite Frant

A necessidade de aprofundar o arcabouço teórico tanto para formulação de tarefas quanto para contribuir para a análise das tarefas matemáticas em diferentes níveis de ensino, incluindo o desenvolvimento profissional do professor nos leva ao objeto deste projeto. O objetivo deste projeto é investigar as interações matemáticas discursivas entre grupos de alunos do ensino médio e superior trabalhando em contextos interativos de aprendizagem, presenciais ou virtuais. Buscamos ainda investigar sobre a elaboração de tarefas que venham a promover tais interações.

A metodologia de Design Experiment tem sido nossa escolha dada sua natureza intervencionista e sobretudo ser ao mesmo tempo pragmática e teórica. A fundamentação teórica dialoga com as noções de conhecimento e aprendizagem com Sfard (2008) e Bolite Frant (2005). A teoria da cognição corporificada com Lakoff e Johnson (1980), Lakoff e Núñez (2000), Barsalou (2008) entre outros. Com Leont'ev (1978) sobre atividades e tarefas. E com o Modelo da Estratégia Argumentativa.

Encontrar caminhos produtivos para tal é particularmente importante para novas pesquisas em Educação Matemática, dada as demandas para transformar o ensino através instrução tradicional buscando subsídios na teoria da cognição corporificada.