Coordenador: Carlos Aguiar
Docente participante: Marta Barroso

O projeto tem como objetivo a pesquisa e desenvolvimento de materiais e recursos didáticos para o ensino de Física, tanto na sala de aula da escola básica quanto na formação inicial e continuada de professores. O desenvolvimento dos materiais prevê a articulação com ações de formação de professores, das quais fazem parte: 1) capacitação do professor para o uso dos materiais; 2) aprimoramento permanente dos materiais a partir da aplicação em situação reais de sala de aula; 3) inclusão do professor no processo de desenvolvimento, com papel de autoria, revertendo o paradigma verticalizado de inserção de materiais didáticos nas escolas; 4) estabelecimento de espaços para a formação continuada conectada com a prática, em que se promova a discussão e a reflexão coletiva sobre os saberes docentes, o uso de materiais didáticos, a prática de sala aula, os conteúdos disciplinares e seus aspectos conceituais e metodológicos. Entre os temas abordados no projeto destacam-se: Identificação dos pontos nevrálgicos do conhecimento de física e matemática de estudantes da educação básica, a partir da análise de resultados de avaliações institucionais, por meio de métodos quantitativos. Com base nesses resultados, são investigados o desenvolvimento de práticas educacionais e materiais didáticos, bem como o aperfeiçoamento e atualização dos conteúdos curriculares. Desenvolvimento de materiais e métodos para o ensino de física e estudo de sua utilização em diferentes ambientes de ensino e aprendizagem. As áreas de interesse incluem a formulação de novas abordagens para conteúdos tradicionais, introdução da física contemporânea nos currículos atuais e introdução de tecnologias digitais nos laboratórios didáticos e salas de aula.