O curso de Mestrado em Ensino de Matemática é voltado prioritariamente a Licenciados em Matemática, porém todos os portadores de diploma de curso de graduação podem se candidatar. Os candidatos ao curso deverão demonstrar, por meio dos exames de seleção, qualificação acadêmica e aptidão compatíveis com estudos de pós-graduação na área.

O processo seletivo para o Mestrado em Ensino de Matemática será aberto anualmente, por meio de Edital de Seleção específico. Em geral, o processo seletivo ocorrerá em meados do segundo semestre de cada ano, para matrícula no primeiro semestre letivo do ano seguinte.
Em casos excepcionais, poderá haver mais de processo seletivo em um mesmo ano. O número de vagas em cada processo seletivo será fixado pelo Edital de Seleção, não havendo, porém, obrigatoriedade de preenchimento de todas as vagas oferecidas. O processo seletivo será conduzido por banca examinadora, especialmente designada, constituída por pelo menos três membros do Corpo Docente do PEMAT.

O processo seletivo consistirá de diferentes etapas, incluindo:

- Exame de proficiência em idiomas, com objetivo de avaliar a aptidão do candidato para leitura e interpretação de textos em áreas relacionadas às linhas de pesquisa do PEMAT, em um idioma estrangeiro escolhido pelo candidato entre inglês ou francês.

- Exame de conteúdo específico, com objetivo de avaliar os conhecimentos do candidato em temas relacionados com as linhas de pesquisa do PEMAT, em níveis compatíveis com a realização do curso de Mestrado em Ensino de Matemática.

- Exame oral, abordando temas relativos às trajetórias e às perspectivas profissionais e acadêmicas do candidato, vinculados às linhas de pesquisa do PEMAT.

Os objetivos, critérios e referências bibliográficas de cada etapa de avaliação serão definidos em cada Edital de Seleção.

Topo