As solicitações de designação de banca para defesa de Dissertação de Mestrado ou de Tese de Doutorado deverão ser encaminhadas, com prazo mínimo de trinta dias de antecedência em relação à data prevista para a defesa, mediante abertura de processo protocolado junto à Secretaria de Pós-Graduação do Instituto de Matemática, por e-mail, em que deverão ser anexados os documentos que constam AQUI, na seção Formulários.

Além dos documentos indicados no link acima, é necessário enviar:

- comprovante de submissão de artigo de sua autoria (preferencialmente em coautoria com os orientadores – envie o comprovante e o pdf do artigo) em periódico bem qualificado na área de Ensino (A1-A4 no Quadriênio vigente 2017-2020);

  • - histórico escolar atualizado.

 

Você deverá enviar um e-mail à Secretaria de Pós-Graduação (posgrad@im.ufrj.br) com cópia para a Coordenação do PEMAT (pemat@im.ufrj.br), com assunto “[Defesa - Mestrado/Doutorado] no PEMAT de [SEU NOME] - [DATA]”, com uma versão preliminar da dissertação ou tese em formato pdf anexada. No corpo dessa mesma mensagem, você deverá informar os números de CPF e links para currículos Lattes de todos os membros da banca externos ao PEMAT.

Observações importantes:

- Verifique no Regulamento Interno do PEMAT as condições para realização de defesa de Dissertação de Mestrado (artigo 67) e de Tese Doutorado (artigo 73).

- Verifique no Regulamento Interno do PEMAT as condições para composição da banca de defesa de Dissertação de Mestrado (artigos 66 e 69, inciso II) e de Tese de Doutorado (artigos 72 e 75, inciso II).

- No caso de ser necessária a compra de passagens aéreas para membros da banca, é FORTEMENTE RECOMENDADA que a abertura do processo de solicitação de banca ocorra com prazo mínimo de (60) sessenta dias de antecedência em relação à data prevista para a defesa. Não haverá garantia de compra de passagens caso esse prazo não seja cumprido.

- A data prevista para a defesa pode ser alterada depois da aprovação do processo de designação de banca. A versão do texto anexada ao processo também não precisa ser a definitiva, a ser encaminhada aos membros da banca. Apenas a composição da banca não poderá ser alterada após a aprovação da solicitação. Neste caso, será necessária a abertura de novo processo. Obs.: alterações de data após aprovação da solicitação devem ser informadas à Coordenação.

- Após a defesa, a banca deverá assinar a Ata (fornecida pela Secretaria Acadêmica) e a Folha da Aprovação (que deve ser preparada pelo discente, de acordo com o modelo). 

A Ata assinada pela banca deverá ser devolvida na Secretaria. A Folha de Aprovação assinada pela banca deverá ser incluída na versão final impressa da dissertação ou tese, que deverá ser entregue na Secretaria em até 60 (sessenta) dias depois da defesa.

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