Como estabelecem os artigos 22 e 23 do Regulamento Interno do PEMAT, as matrículas nos cursos de Mestrado e de Doutorado do Programa têm validade, respectivamente de 30 (trinta) e de 48 (quarenta e oito) meses. Assim, por exemplo:

• Se você é estudante do curso de Mestrado e se matriculou em qualquer dia de março do ano n, então sua matrícula é válida até o último dia de agosto do ano n+2.
  • Se você é estudante do curso de Doutorado e se matriculou em qualquer dia de março do ano n, então sua matrícula é válida até o último dia de fevereiro do ano n+4.

Se não concluir seu curso no respectivo prazo, o que esperamos que não aconteça, você deverá solicitar prorrogação de prazo de matrícula.

As solicitações de prorrogação de prazo de matrícula deverão ser encaminhadas, em até 30 dias antes do término do período de validade da matrícula, mediante abertura de processo protocolado no Instituto de Matemática, em que deverão ser anexados os seguintes documentos:

• requerimento para abertura de processo de prorrogação de prazo de matrícula;
  • histórico escolar atualizado;
  • carta do aluno dirigida à Coordenação do PEMAT, com a solicitação devidamente justificada;
  • parecer circunstanciado do orientador;
  • plano de trabalho com cronograma referente a todo período da prorrogação solicitada.

Além dos documentos acima, você deverá enviar um e-mail à Secretaria de Pós-Graduação do Instituto de Matemática (posgrad@im.ufrj.br), com assunto “Prorrogação de prazo de matrícula de [Mestrado / Doutorado] no PEMAT de [SEU NOME]”, com uma versão preliminar da dissertação ou tese em formato pdf anexa, com cópia para pemat@im.ufrj.br e para seu orientador.

Após julgamento nos Colegiados responsáveis, o resultado da solicitação será informado por e-mail pela Coordenação do PEMAT.

Abaixo, encontram-se o Requerimento e o Pedido de Prorrogação para baixar:

Prorrogação

Requerimento