Coordenador: Thiago Hartz
Docentes Participantes: Antônio Augusto Videira, Ildeu Moreira, Penha Cardozo Dias


Este projeto visa investigar o processo histórico de matematização da natureza nos últimos 400 anos, com particular ênfase nas ciências físicas. Entre os séculos XVII e XX, a explicação dos fenômenos naturais — em áreas como astronomia, mecânica racional, acústica, termodinâmica, eletromagnetismo, relatividade geral, mecânica quântica, entre outras — foi tornando-se indissociável do desenvolvimento de novas ideias matemáticas. Em diversos momentos o papel da matemática tornou-se tão central que os cientistas alegaram estar fazendo “Física Matemática”, uma expressão que foi recriada e ressignificada diversas vezes. Este projeto volta-se, assim, à análise das práticas científicas de matemáticos, filósofos naturais e físicos desse período com o intuito de precisar melhor a forma como matemática e física se nutriram mutuamente de problemas, conceitos e visões de mundo. Alguns dos temas que têm sido estudados pelos integrantes do projeto são: a relação entre astronomia e música no século XVII; as objeções ao projeto galileano para a mecânica do movimento local; as explicações dos fenômenos da óptica geométrica; o problema da medição do tempo; o papel da causalidade na filosofia natural; o projeto newtoniano para a mecânica racional; os métodos para determinação dos movimentos planetários; as descrições dos movimentos dos fluidos; o rompimento da visão de mundo newtoniana como surgimento da termodinâmica e do eletromagnetismo; as interpretações da mecânica quântica; a consistência das teorias quânticas da gravitação; entre outros. Tais problemas das ciências físicas estão relacionados à criação e/ou ao desenvolvimento de diversas áreas da matemática, tais como: a geometria analítica; as equações diferenciais ordinárias e parciais; a análise harmônica; a teoria de grupos; o cálculo vetorial; a geometria riemanniana; o cálculo diferencial exterior; a análise funcional; as álgebras de Lie; as álgebras de von Neumann e as C*-álgebras; a teoria das distribuições; a integração funcional; e a geometria simplética. O projeto busca produzir tanto narrativas históricas que interessem às comunidades de historiadores das ciências, de matemáticos e de físicos, como também narrativas que interessem a um público mais amplo, incluindo historiadores tout court e educadores, buscando assim dialogar com as pesquisas sobre abordagens contextuais ao ensino de ciências e de matemática, e com atividades de formação de professores, em particular na licenciatura em matemática da UFRJ.