Coordenador: Marcia Maria Fusaro Pinto

O objeto da pesquisa são as práticas, tecnologias e artefatos que circulam na sala de aula de matemática, bem como o desenvolvimento afetivo/conceitual dos alunos em permanente transformação, com especial interesse em abordagens socioculturais da psicologia da educação matemática. Referenciais teóricos e metodologias diversos são revisitados, permitindo incorporar novas perspectivas e refletir sobre em que medida tais olhares diferentes contribuem para melhor compreender como nós aprendemos e o que nós aprendemos. Buscamos articular a investigação à discussão sobre o conhecimento que é produzido/reproduzido em diferentes atividades ou práticas em sala de aula, para descrever e analisar o(s) objeto(s) e instrumentos que construímos em nossas aulas de matemática no ensino superior. Em particular, interessa-nos investigar as iniciativas dos departamentos de matemática no país em resposta `as políticas de democratização do ensino superior, tais como o modelo de educação a distância implementado nas universidades brasileiras e os desafios emergentes para a sala de aula de matemática que durante a expansão do sistema universitário.