Coordenador: Antônio Carlos Fontes dos Santos
Docente participante: Victor Giraldo

O acesso restrito nas carreiras da (assim chamada) área de exatas (física, química, engenharias, matemática, etc.) é um assunto problemático, principalmente numa economia cada vez mais globalizada, uma vez que determinados grupos sociais, notadamente jovens negras e negros, permanecem como um capital humano não utilizado para o preenchimento das posições disponíveis aos futuros cientistas, técnicos e engenheiros. Considerando esse cenário, o presente projeto tem como objetivo central a produção de pesquisas que contribuam para o desenvolvimento e para a implementação de práticas escolares visando: i) à promoção da equidade racial e à valorização da diversidade na escola, contribuindo assim para a melhoria do desempenho dos estudantes como um todo e da juventude negra e indígena em particular em disciplinas ligadas à área de exatas (física, astronomia, engenharias, química e matemática); ii) ao incentivo e ao fortalecimento do interesse e do acesso da juventude negra e indígena aos cursos universitários da área de exatas; iii) à incorporação de questões referentes a identidade racial e de gênero na abordagem de disciplinas da área de exatas na educação básica e na formação de professoras e de professores nessas áreas; iv) à incorporação de representações e de artefatos culturalmente e socialmente referenciados em culturas de matriz africana e indígena na abordagem de disciplinas da área de exatas na educação básica e na formação de professoras e de professores nessas áreas; v) ao incentivo a práticas interdisciplinares na abordagem de disciplinas da área de exatas; e vi) à aplicação da Lei 10.639 no âmbito das disciplinas da área de exatas. O projeto é sustentado teoricamente em um referencial fundamentado na construção de identidades racializadas por meio da disponibilidade de recursos ideacionais, materiais e relacionais em distintos ambientes educacionais; bem como em perspectivas decoloniais, etnomatemáticas e etnocientíficas.