Projeto de extensão coordenado pelo Prof. Dr. Agnaldo Esquincalha, desenvolvido em parceria com organizações não governamentais, com os seguintes objetivos:

1) Compreender a importância dos Estudos de Gênero em Educação Matemática, sua constituição como campo científico e suas relações com os feminismos, com os estudos queer e com a discussão sobre interseccionalidade;
2) Fomentar práticas pedagógicas antimachistas, antissexistas e antilgbti+fóbicas nas aulas de matemática;
3) Oferecer reforço escolar na área de matemática para mulheres e pessoas LGBTI+ em situação de vulnerabilidade;
4) Realizar rodas de conversa com estudantes e docentes sobre situações de injustiça social e discriminação, focando na educação matemática para os direitos humanos;
5) Oferecer oficinas para docentes que ensinam matemática sobre a necessidade de pensar currículo, identidade e diferença no contexto de uma educação matemática para todas as pessoas, em particular, mulheres e LGBTI+;
6) Realizar minicursos de tópicos de matemática, demandados por participantes do projeto, úteis para leitura crítica de suas diferentes realidades;
7) Promover ações de intervenção social por meio da escrita do mundo com matemáticas;
8) Realizar divulgação científica, palestras e rodas de conversa por meio do Instagram e do canal no YouTube do Grupo de Pesquisa e Extensão MatematiQueer, sobre as temáticas relacionadas ao projeto;
9) Consolidar parceria já existente com a Organização Não-Governamental "Grupo Arco-Íris de Cidadania LGBT" e buscar outras parcerias com instituições envolvidas com as causas relacionadas a mulheres e pessoas LGBTI+.

Este projeto é desenvolvido com mestrandes e doutorandes do PEMAT, licenciandes em matemática da UFRJ e de outras instituições, assim como de professories de matemática voluntáries. O projeto recebe apoio da Pró-Reitoria de Extensão da UFRJ, contando com duas bolsas de extensão.

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