Discentes dos cursos de Mestrado ou de Doutorado do PEMAT poderão ser dispensados de até 75% da carga horária mínima em disciplinas do respectivo curso por meio da transferência de créditos obtidos em disciplinas de pós-graduação stricto sensu (acadêmicos ou profissionais), cursadas com aprovação em Programas de Pós-Graduação da UFRJ anteriormente à matrícula ou em Programas de Pós-Graduação de outras Instituições.
Há duas modalidades de transferências de créditos:
- Aproveitamento: exclusivamente para disciplinas cursadas na UFRJ. Neste caso, os graus obtidos aparecerão no histórico escolar do discente e serão contabilizados para cálculo do coeficiente de rendimento acumulado.
- Equivalência: para disciplinas cursadas na UFRJ ou em outras Instituições. Neste caso, aparecerão no histórico escolar do discente disciplinas consideradas equivalentes (compatíveis em carga horária e conteúdo) às disciplinas cursadas na Instituição de origem, com graus "T", que não serão contabilizados para cálculo do coeficiente de rendimento acumulado. Essa correspondência será considerada com base nas cargas horárias totais, e não necessariamente no número de disciplinas. Por exemplo, uma disciplina de 60 horas poderá ser considerada equivalente a duas disciplinas de 30 horas, e vice-versa.
As solicitações de transferência de créditos poderão ser encaminhadas, em qualquer momento após a matrícula, mediante abertura de processo protocolado no Instituto de Matemática, em que deverão ser anexados os seguintes documentos:
- requerimento para abertura de processo;
- formulário de aproveitamento ou de equivalência, conforme o caso;
- documentos comprovando as aprovações nas disciplinas na Instituição de origem, suas ementas e cargas horárias oficiais.
O resultado do julgamento das solicitações de transferência de créditos será informado, em até 30 dias, pela Coordenação do PEMAT.
Abaixo, encontram-se os Requerimentos e Formulários para baixar: